Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Acontece no Magnum

Programa de Aprimoramento de Estudos

Imagem destacada

O nosso Programa de Aprimoramento de Estudos foi desenvolvido pelo professor da 3ª Série do Ensino Médio, Adjalma Rodrigues, para auxiliar nos estudos. Temos obtido um resultado muito positivo com nossos alunos. A ideia é construir um cronograma semanal a partir de uma autoavaliação sobre qual é a nossa real capacidade de nos dedicarmos ao estudo.

Não se trata da construção de um horário fictício, idealizado, em que sempre achamos que podemos fazer mais do que nossa capacidade.

Nossa proposta é acompanhar, durante quatro semanas, o que realmente você consegue fazer. A cada noite, você deve anotar todas as atividades do dia e, ao final da semana, somar as horas dedicadas ao estudo e analisar seus pontos fortes e fracos. A partir daí, nas semanas seguintes, você vai avaliando o seu progresso.

Assim, você não vai fazer uma “previsão” de como dividir as atividades na próxima semana, nem imaginar que você é um super-herói capaz de estudar 18 horas por dia ou comparar-se com os colegas. O objetivo é entender o seu próprio hábito de estudo.

E então, vamos tentar?

Baixe a tabela com as instruções de preenchimento aqui.

 

Precisando de motivação para começar?

Confira o depoimentos dos alunos:

“Sempre tive dificuldades em organizar os meus horários de estudos, pois baseava-me em um cronograma de horas a cumprir, onde não havia imprevistos e afazeres cotidianos que atrapalham-nos muitas vezes a estudar. A partir do Programa de Aprimoramento de Estudos, realizado pelo professor de química Adjalma, em que anotava-se todo o essencial a ser feito, inclusive as horas possíveis de estudar, consegui organizar-me e cumprir certas metas estabelecidas para a semana.”

Natália Carvalho Amorim, aluna da 3ª Série do Ensino Médio.

“O Programa de Aprimoramento de Estudos, um aprofundamento feito pelo professor Adjalma, foi uma ferramenta muito boa para mim. Eu tinha uma visão muito errada a respeito disso, achava que não tinha como eu planejar os meus estudos sendo que cada semana é diferente uma da outra. Mas depois que o Adjalma me ajudou, percebi que a tabela de horários serve para eu comparar uma semana com a outra e ir alterando certas atitudes a curto prazo. Percebi também o tanto de horas que eu tinha ‘sobrando’ e que poderiam ser usadas de várias maneiras, como asssistir televisão, ler um livro, fazer alguma atividade física e até mesmo dar uma revisada na matéria.”

Jordana Coelho Moisés, aluna da 2ª Série do Ensino Médio.

“Eu sempre tive dificuldades em saber quais são meus limites ao estudar. A partir do Programa  de Aprimoramento de Estudos, além de melhorar meu planejamento, aprendi a reconhecer meus limites, assim, alcancei um melhor rendimento.”

Julio Cezar, aluno da 3ª Série do Ensino Médio.

Semana 2 do Programa de Aprimoramento de Estudos

O Programa de Aprimoramento de Estudos consiste na criação e manutenção de bons hábitos de estudos. Uma dica é dedicar-se ao que você tem que fazer e manter em mente que quanto antes você começar a estudar, mais cedo vai terminar suas tarefas.

Para a segunda semana, precisamos que você anote novamente todas as suas atividades. A diferença é que, desta vez, você vai fazer um esforço consciente para aumentar, nem que seja só um pouco, suas horas de estudo.

Procure aperfeiçoar seu tempo de estudo: ao fazer o dever de casa, aproveite e já estude a matéria!

Baixe a tabela da segunda semana aqui.

 

Semana 3 do Programa de Aprimoramento de Estudos

Uma das formas de melhorar seus hábitos de estudos é fazer listas.

Faça listas com as tarefas que você precisa realizar, anote o que os professores estão dizendo em aula, as datas das provas e trabalhos, tudo. Utilize seu caderno, celular ou agenda. O importante é não perder nenhum detalhe.

Para a terceira semana, precisamos que você anote novamente todas as suas atividades. Tente manter o mesmo número de horas de estudo da semana em que você estudou mais, a primeira ou a segunda.

Para melhorar a qualidade do estudo, não deixe de anotar as dúvidas e levá-las ao professor.

Baixe a tabela da terceira semana aqui.

Semana 4 do Programa de Aprimoramento de Estudos

Chegamos à quarta semana do nosso Programa de Aprimoramento de Estudos

Para a quarta semana do Programa de Aprimoramento de Estudos, você deve anotar novamente todas as suas atividades. Agora é a vez de tentar bater seu recorde de horas de estudo.

Vamos lá! Você consegue!

Seja uma pessoa organizada e aproveite as cores para identificar suas tarefas. Azul para o que você já fez, verde para o que você faz bem, vermelho para o que precisa melhorar. Esse sistema serve para tarefas, pesquisas, aulas. Além de mais organizado, seus estudos serão mais limpos.

Lembre-se de que bons hábitos de estudo dependem de disciplina, não desanime!

Baixe a tabela da terceira semana aqui.