Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Acontece no Magnum

Tema Transversal 2017

Imagem destacada

2017 - A CULTURA PARA A PAZ

O Magnum é uma escola associada da Unesco  e isto é motivo de grande orgulho para todos nós, pois representa o reconhecimento do trabalho formativo que nos propomos a fazer, porque acreditamos que como escola precisamos oferecer o melhor ensino e a melhor formação.

As Escolas Associadas da UNESCO formam uma grande rede determinada a promover e compartilhar uma educação de qualidade, em prol da PAZ, da LIBERDADE, da JUSTIÇA e do DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL.

O maior propósito da UNESCO é estimular nas escolas o desejo de organizar projetos  focados no desenvolvimento de HABILIDADES, que permitam ao aluno ampliar seu conhecimento sobre a realidade dos problemas sociais e a reflexão crítica embasada no espírito de cooperação internacional, o que está totalmente em consonância com os objetivos formativos do Magnum.

A cada ano, a UNESCO lança um tema para as escolas associadas desenvolverem.

Em  20 de novembro de 1997, a Unesco  proclamou o ano 2000  o “Ano Internacional da Cultura de Paz”, e   proclamou  também o período 2001-2010  a “Década Internacional para uma Cultura de Paz e não violência para as crianças do mundo”.

 O Magnum, reconhecendo a importante função que segue desempenhando como escola focada na formação em valores e por perceber que esse  tema proposto pela UNESCO  continua sendo atual e necessário, elegeu a A CULTURA  PARA A  PAZ  como TEMA TRANSVERSAL 2017.

Nossos objetivos com esse trabalho formativo será o de:

- desenvolver  nos nossos alunos habilidades para a resolução pacífica dos conflitos, do respeito e entendimento mútuos.

- possibilitar   que todas as pessoas, em todos os níveis da escola, desenvolvam aptidões para o diálogo, negociação, formação de consenso e solução    pacífica de controvérsias.

- fortalecer a democracia na instituição e a  garantia de participação  no processo de desenvolvimento da mesma.

- promover o entendimento da necessidade de  eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher, discriminação racial, xenofobia e         intolerâncias correlatas.

- possibilitar o entendimento da necessidade de resoluções pacíficas internacionais, promovendo a compreensão, a tolerância e a solidariedade entre      todas as civilizações, povos e culturas, inclusive em  relação às minorias étnicas, religiosas e linguísticas.

O nosso trabalho vai  estimular o diálogo, fomentar o entendimento mútuo, a igualdade de gênero, a proteção do patrimônio natural e cultural, além de oferecer soluções a muitos outros desafios prementes que hoje assolam o nosso mundo.

Acreditamos que a  EDUCAÇÃO em valores, em todos os níveis, é um dos meios fundamentais para construir uma CULTURA DE PAZ.  

 

Cláudia Naves Innecco

Assessora Pedagógica