Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Notícias  

Alunos do 2º Período cultivam terrários

21 novembro 2019

Para conhecer e observar o dia a dia do ciclo da água e o crescimento das plantas dentro de um ambiente pequeno e fechado, as crianças do 2º Período cultivaram terrários.

Em uma aula de laboratório, elas criaram o primeiro terrário da turma. Colocaram a terra, as sementes e cuidaram das plantinhas. 

Inicialmente, a atividade era para resultar em apenas um terrário, mas, com o passar dos dias, as crianças foram cuidando do terrário, em sala de aula, e perceberam que ele não deu certo. Assim, foi preciso criar três terrários.

O primeiro foi preparado na aula de laboratório e acabou mofando. Para solucionar o problema, os alunos tiveram a ideia de fazer um segundo terrário em um recipiente maior e com novas sementes. Mas, o mesmo problema aconteceu. Com isso, as crianças aprenderam que os terrários estavam muito úmidos, as plantas cresceram demais e os ambientes estavam abafados.

Em uma das rodas de conversa, uma das crianças relatou que em sua casa cultivam suculentas e elas nunca mofaram. Então, sugeriu utilizar essas plantas para um terrário.

A professora de laboratório, Natália, que ajudou com a atividade desde o início, foi chamada para conversar com o grupo sobre as suculentas e propôs que as crianças experimentassem, mas, desta vez, sem fechar completamente o recipiente. Assim, produziram o terceiro terrário seguindo as novas instruções.

Com a atividade, as crianças atuaram como pequenos cientistas, fazendo o experimento, colhendo resultados, buscando explicações e soluções.

Momentos como esse proporcionam aprendizado e diversão para o dia a dia das crianças na escola.

Confira as fotos da atividade.

Galeria de Imagens