Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Notícias  

Bullying não é brincadeira!

04 maio 2016

Para evitar o bullying entre os alunos, as escolas devem investir cada vez mais em ações preventivas, estimulando a discussão aberta sobre o tema.

Com o intuito de apresentar aos nossos alunos a campanha “Bullying não é brincadeira”, a Coordenadora de Formação do 4º e do 5º Ano do Ensino Fundamental, Carolina Fontana, desenvolveu um conjunto de ações que foram realizadas durante a semana da Corrente do Bem, no Colégio.

A primeira atividade foi um sorteio entre os alunos, que dava a cada um uma nobre missão. Ao tirar o papel, eles assumiam o compromisso de ser o “anjo” do colega ali indicado e, assim, aproximar-se de maneira secreta com o intuito de agradar, cuidar e proteger o colega sorteado.

No segundo dia, os alunos levaram brinquedos para presentear secretamente o colega que estavam protegendo. 

Já no terceiro dia, fizeram um cartão para descrever as qualidades do seu protegido, identificando as características positivas deles.

O quarto dia foi denominado como “Dia B – Dia do Bem contra o bullying”. Em um lanche coletivo, cada "anjo" utilizou os cartões criados no dia anterior para revelar as características do seu protegido, enquanto os demais colegas tentavam adivinhar de quem eram as características citadas.

Para ressaltar o significado do bullying, os alunos participaram de palestras sobre o assunto e usaram um adesivo no uniforme escrito: “Bullying não é brincadeira”.

Para finalizar a semana, na sexta-feira, foram feitas apresentações da história: “Você é especial”, do autor Max Lucado. O conceito de alteridade foi trabalhado para reforçar com os alunos a importância do respeito ao próximo, independente das diferenças.

A semana foi um sucesso!

 

 

Galeria de Imagens