Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Notícias  

Como desenvolver a competência leitora?

05 julho 2019

Desenvolver a competência leitora das crianças é um grande desafio, mas quando as intervenções acontecem no espaço coletivo da sala de aula, tornam-se realmente prazerosas. O estímulo ao desenvolvimento da função comunicativa é essencial nos primeiros anos da educação escolar, porém, para que esse processo aconteça de maneira adequada, é preciso realizar mediações que estimulem aspectos cognitivos, sociais e afetivos.
A leitura se faz presente por meio de gestos, imagens, expressões, símbolos e não acontece apenas com a aprendizagem da escrita. O aluno dá um passo significativo para sua formação enquanto leitor quando se envolve com os livros, dando significado e compreendendo o que lê.
Em sala de aula, são construídos novos leitores, pois são utilizadas diversas metodologias e gêneros textuais. O rodízio literário é uma das estratégias usadas pelos professores para ampliar o repertório letrado dos alunos.
As visitas regulares à Biblioteca Master também consolidam este importante hábito, além de permitirem o acesso a um ampliado universo de obras literárias e de outros gêneros.
Desta forma, os alunos que inicialmente ficam receosos em adquirir livros maiores, aos poucos vão percebendo que podem renovar o empréstimo para continuarem a leitura. A biblioteca, desta forma, mantém-se como espaço que atrai continuamente nossos estudantes.🤓
Um bom livro é aquele que mexe com nossa imaginação e nos transporta para a história, e compartilhá-la com os colegas e professora deixa tudo ainda mais interessante.📚

Galeria de Imagens