Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Notícias  

Projeto Africanidades

17 agosto 2018

Por meio do projeto “Africanidades”, realizado pela professora Renata Cabral, os alunos da 3ª Série  do Ensino Médio participaram de aulas, debates, resolução de exercícios objetivos e discursivos, apresentação musical do Grupo Estrela de Aruanda, finalizando com uma exposição. O trabalho como um todo foi embasado nas habilidades cognitivas da matriz nacional do ENEM.

Na exposição, foram contemplados os universos Banto e Iorubá, constitutivos do denominado português brasileiro, marcado não apenas pela riqueza lexical, como por traços sintáticos, semânticos, rítmicos e fonéticos que retratam as peculiaridades da língua falada e escrita aqui no País.  Afinal, o idioma é dinâmico e diversificado e constitui-se como um patrimônio identitário e cultural que merece ser explorado e discutido nas escolas.

Foram escolhidas obras plásticas e fotografias das manifestações culturais afro-brasileiras, como os reinados, folguedos, congados, maracatus e jongos, além de poemas, mapas e questões objetivas. Somados aos conceitos e reflexões, foram trabalhadas as habilidades socioemocionais empatia, alteridade e compaixão, diretamente relacionadas à figura do griot (sábio e ancião) e à noção filosófica zulu “Ubuntu” (‘Sou o que sou pelo que nós somos’ ou ‘Eu sou porque você é’).

Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre vários conceitos, além de vivenciarem, por meio da música e das imagens, as africanidades do Brasil.

Galeria de Imagens