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Projeto Energia

13 julho 2015

O tema da Energia é um dos pilares mais importantes que sustentam a sociedade moderna. Dessa forma, com o crescente número de veículos, indústrias e residências, a necessidade de energia tem aumentado de uma forma tão significativa que os governos têm, cada vez mais, se preocupado em como solucionar os problemas decorrentes dessa crescente demanda mundial, pois a energia é um requisito indispensável para o funcionamento do aparelho produtivo de que dispõe uma determinada sociedade. A expansão da oferta de energia elétrica constituiu-se em um dos elementos centrais da estratégia de desenvolvimento de um país, demandando a intervenção do Estado, com significativos investimentos. Para isso, é de fundamental importância econômica, social e política a tarefa dos setores estratégicos, que dinamiza a exploração dos recursos energéticos, destacando inclusive o discurso e as práticas ambientais.

O Projeto Energia é conduzido por professores de cada uma das seguintes áreas: Geografia, Biologia, Física e Química, de uma forma totalmente interdisciplinar, tendo como ponto de partida um seminário sobre as diversas formas de obtenção de energia elétrica disponíveis. Como 2015 foi escolhido pela UNESCO como o Ano Internacional da Luz, um dos focos de atenção desse seminário está relacionado aos processos de geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos. Para isso, foram utilizadas simulações em computador que demosntram, de maneira simplificada, o funcionamento de um equipamento deste tipo.

Após o seminário, cada turma foi designada a cuidar de uma empresa fictícia da área de energia (criada e gerenciada pelos próprios alunos). Essa empresa deveria elaborar um projeto de reestruturação de sua matriz energética, levando em conta os aspectos político, histórico, geográfico, ecológico, científico, tecnológico e econômico de cada matriz proposta. Os países foram escolhidos pela relevância das questões energéticas e pela importância política e social do debate energético que têm acontecido em tais nações. São eles: Rússia, China e Alemanha. Os professores representarão os governantes e assessores do país, e dentre as propostas devem escolher aquela que melhor resolva a questão.

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