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Notícias  

Redução da Maioridade Penal no Brasil

13 abril 2015

Durante a primeira etapa do ano letivo corrente as disciplinas de Filosofia e Formação Humana e Cristã promoveram junto às turmas do 8º ano do Ensino Fundamental um diálogo e debate a respeito do tema da redução da maioridade penal no Brasil com dois focos: formação e educação.

As turmas foram divididas em cinco grupos que representavam cinco maneiras de abordar o tema da redução da maioridade penal no país, para exemplificar a complexidade e diversidade de opiniões a respeito do mesmo: 

  • Ponto de vista jurídico (abordagem a partir da Constituição e do Estatuto da Criança e do Adolescente);
  • Ponto de vista dos direitos humanos;
  • Ponto de vista das famílias da vítimas dos menores infratores;
  • Ponto de vista das famílias do menores infratores;
  • Ponto de  vista da sociedade (corpo de indivíduos que compõe o Estado). 

Durante os debates em que os educandos participaram ativamente do processo educacional , agindo como verdadeiros advogados defendendo suas teses, inclusive para as fortificar, aprenderam a importância de citar fontes e dados para autenticar seu discurso. É digno de nota que por meio desse trabalho, alunos mais informados também foram transformados pelas exigências e pelo que envolvia o debate: alguns no processo de educação por terem se informado melhor, mudaram de posição quanto ao tema. Não por que alguém lhes impôs um discurso novo, mas por que puderam construir um saber novo, autêntico e próprio sobre o tema.

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