Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



O Colégio Magnum Cidade Nova é uma instituição particular de ensino básico atuante na região nordeste de Belo Horizonte. O Magnum, que nasceu do ideal do professor José Bruña Alonso, possui uma linha filosófica baseada nos pensamentos de Santo Agostinho, filósofo conhecido por características como a inquietude e a constante busca pelo conhecimento.

Referência no meio educacional e consolidada como uma das mais importantes escolas de Belo Horizonte, de Minas Gerais e do País, o Colégio Magnum busca excelência no seu ensino e a formação integral dos seus alunos, desenvolvendo habilidades e competências, e preparando-os para enfrentar os desafios da vida.

Instalado em uma área de 11.500 m2, o Colégio dispõe de um ótimo espaço para o estudo, lazer e esporte, com aproximadamente 3.000 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Colégio possui o propósito de “oferecer o melhor ensino e a melhor formação”, possibilitando a formação completa dos alunos, implementada em um alto nível de exigência, visando  estimulá-los a desenvolverem o raciocínio e a capacidade de análise.

No decorrer desses vinte anos, os resultados alcançados pelos nossos alunos comprovaram que é por meio da associação entre ensino e formação que reside a essência da verdadeira educação. É possível identificar o sucesso desse trabalho, através das excelentes colocações nos exames do ENEM, nas ótimas aprovações dos vestibulares nas melhores universidades públicas e privadas do País, nas Olimpíadas do Conhecimento e nos Concursos Externos.

O trabalho sério e eficiente desenvolvido garante ao Colégio Magnum um lugar de destaque no cenário educacional nacional, estando sempre entre as primeiras classificações nos rankings de Minas Gerais e do Brasil.

No processo educacional, o resultado dos alunos muitas vezes é medido pelo  desempenho que eles obtêm em  áreas do conhecimento, tais como Português, História e Matemática. Entretanto, um elemento – ligado diretamente ao sucesso individual dos alunos – tem chamado a atenção de educadores de todo o mundo. Diversas pesquisas mostram que não basta dominar Português e Matemática, por exemplo, se o indivíduo não souber se relacionar com os outros, não for determinado, não tiver resiliência, não conseguir dominar suas emoções, entre outras características da personalidade, ele não alcançará êxito em seus empreendimentos pessoais.

A linha pedagógica do Magnum busca propiciar aos alunos um espaço de aprendizado contínuo, que vai muito além da aquisição de habilidades cognitivas (relativas ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio), contemplando  também as habilidades não cognitivas (relativas ao processo de desenvolvimento socioemocional).

Nosso trabalho visa ao aprimoramento, no aluno, das capacidades para aprender, compreender, pensar, lembrar, fazer relações, e também de desenvolver a sua autonomia,  a sua capacidade de assumir responsabilidades, de empreender, perseverar, de se autoconhecer, de superar fracassos, sua curiosidade, compaixão.

Sabemos que, apesar da máxima valorização do conhecimento, as habilidades não cognitivas são tão importantes para o sucesso e para a realização pessoal das pessoas quanto as habilidades cognitivas. Nosso compromisso é desenvolver no aluno as habilidades cognitivas e socioemocionais, garantindo, assim, a sua formação integral.

Em 2010, foi conferido ao Magnum o certificado de inclusão no PEA (Programa de Escolas Associadas) da UNESCO. O certificado representa nosso compromisso em criar e praticar educação de qualidade na busca da paz, liberdade, justiça e desenvolvimento humano, a fim de atender às necessidades educacionais de crianças e jovens em todo o mundo. Em 2011, o diretor do Colégio, Eldo Pena Couto, foi nomeado coordenador das escolas do PEA UNESCO de Minas Gerais.

A atenção da UNESCO em relação ao Magnum decorre dos inúmeros projetos realizados com o propósito de oferecer a melhor formação aos alunos. Ser uma escola associada é um atestado da qualidade  dos serviços educacionais prestados pelo Colégio, que mantém o compromisso com as famílias que escolheram o Magnum para ajudá-las na educação de seus filhos.

HISTÓRIA

O Colégio Magnum começou sua trajetória no início de 1994, no espaço ocupado anteriormente pelo Colégio Santo Agostinho, desde 1978. 

  

  Colégio Magnum Cidade Nova 2013

Determinado a oferecer uma  escola de alto nível na região do Bairro Cidade Nova, o professor José Alonso, conhecido educador em Belo Horizonte, que havia dedicado mais de quarenta anos à educação, sendo 30 deles como diretor do Colégio Santo Agostinho, formou sua equipe e dedicou-se ao propósito de oferecer o melhor ensino e a melhor formação aos alunos.  

José Alonso

O nome Magnum surgiu de um concurso promovido entre alunos, pais e professores. Seu significado (Magnum = grande, em latim) já antecipava o rápido crescimento do Colégio, que seguiria as diretrizes da filosofia agostiniana e não se satisfaria em apenas oferecer um ensino de alta qualidade, mas se dedicaria a atuar intensivamente também na formação de crianças e jovens, auxiliando as famílias na educação de seus filhos.

O atual diretor do Colégio, Eldo Pena Couto, seguindo com o mesmo propósito do fundador,  desenvolve uma gestão com diretrizes claras que norteiam o planejamento da escola. Eldo iniciou no Magnum como professor de Biologia, passando a coordenador, supervisor e diretor de Ensino. Dedica-se à função de diretor desde 2004, sendo o sucesso do Colégio Magnum resultante de uma gestão eficiente, amparada por um corpo docente comprometido e funcionários dedicados.

 

Eldo Pena Couto

Com duas décadas de existência, o Colégio Magnum Cidade Nova se orgulha de oferecer à sociedade belo-horizontina o melhor ensino e a melhor formação. O sucesso acadêmico do Colégio é incontestável: desde que o “ranking” do ENEM vem sendo publicado, a Instituição está entre as cinco escolas mineiras mais bem classificadas. No aspecto formativo, são propostas, desde a fundação, inúmeras atividades, visando estimular nos alunos o afloramento e o desenvolvimento de suas potencialidades.