Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



O Colégio

Linha Pedagógica

A linha pedagógica do Colégio Magnum, para ser coerente com a sua missão de "Oferecer uma educação inovadora e de qualidade, em um ambiente acolhedor, que possibilite o desenvolvimento de nossos alunos como cidadãos conscientes e felizes, capazes de gerir sua própria vida e de atuar como membros ativos na sociedade", proporciona a seus alunos uma vivência em um mundo globalizado, competitivo, em veloz transformação, que exige de todos, possibilitando a formação de sujeitos autônomos e críticos, empreendedores, criativos, íntegros, socialmente responsáveis e capazes de assumir responsabilidades diante da vida. E ainda desenvolve nos alunos a capacidade para aprender, compreender e descobrir que é possível uma relação prazerosa com o saber, motivados a questionarem sempre: "Para que serve o que estou aprendendo?" Ao mesmo tempo, os alunos compreendem que o conhecimento é um processo que implica analisar o ontem, compreender o hoje, para que possamos viver bem o amanhã.

Por isso, propomos a linha pedagógica "FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO", que se fundamenta em quatro pilares:

  • RELAÇÃO SOCIAL

    Todo e qualquer conhecimento que, transformado em ação, envolva postura ética, relações e participações sociais e cidadania.

  • EMPREENDEDORISMO

    Todo e qualquer conhecimento que, transformado em ação, possibilite ao aluno desenvolver uma autonomia responsável.

  • FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ

    Todo e qualquer conhecimento que, transformado em ação, possibilite ao aluno refletir e construir os seus valores cristãos.

  • CONTEÚDO

    Todo e qualquer conhecimento acadêmico que, compreendido pelo aluno, possibilite ampliar seus horizontes culturais e estabelecer relações com o mundo.

METAS QUE DEVEMOS ALCANÇAR


dO COLÉGIO


"Assumir a responsabilidade pela formação integral dos alunos, oferecendo um ensino de alta qualidade, criando condições e estímulos para que eles estudem mais e obtenham melhor desempenho."

dO PROFESSOR

"Assumir a responsabilidade de um ensino ainda mais qualificado, garantindo que todos os alunos estudem, envolvam-se e aprendam cada vez mais."

dO ALUNO

"Investir cada vez mais no meu aprendizado, comprometendo-me com os meus estudos e a minha formação, visando alcançar uma autonomia responsável."

dA EDUCAÇÃO INFANTIL

"Assumir a responsabilidade de oferecer aos alunos um ensino de alta qualidade, promovendo o desenvolvimento e a socialização de todos e que possibilite a formação de sujeitos autônomos e críticos."

Nossos professores: Atualização constante

Em um mundo de mudanças aceleradas e profundas, a capacitação profissional é sempre um projeto inacabado. Pode ser realizada por diferentes vias e diversas estratégias. Os professores do Magnum sabem que precisam aprender permanentemente e, incentivados pelo Colégio, assumem a responsabilidade de se atualizarem e de aprofundarem seus estudos de forma constante.

Munidos de qualificados instrumentos de trabalho, tecnologia de ponta e iniciativas pedagógicas que exigem envolvimento e disciplina, nossos professores podem oferecer aos alunos o apoio indispensável para um caminhar tranquilo e seguro. Através de projetos, como o Encontro Mineiro de Pais e Educadores, os professores discutem as práticas educativas e as novas tendências da educação, além de questões metodológicas e de manejo de classe.

O engajamento nos diversos debates e trocas de experiências no cotidiano garantem o aperfeiçoamento contínuo que faz de nossos professores verdadeiros referenciais no ensino, em Minas Gerais.

Escola e família: parceria de sucesso

Aqui, cada aluno é acompanhado individualmente no que se refere ao aproveitamento escolar e ao seu desenvolvimento como pessoa. Assim, há um permanente diálogo entre os educadores, os alunos e as famílias.

Para o Colégio Magnum, é de fundamental importância a parceria e a cumplicidade estabelecida com os pais, pois é exatamente esse encontro que norteia a qualidade e a eficiência do nosso trabalho pedagógico.

Nossos alunos: protagonistas do próprio saber

O papel do aluno é participar de um esforço coletivo para elaborar projetos. É expor suas dúvidas, explicitar raciocínios, conscientizar-se de suas responsabilidades, percebendo sempre a necessidade de encarar desafios e superar fronteiras. É de enorme importância o valor da autoria por eles desenvolvida na construção do seu saber.