Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Pedagógico

Dever de Casa

O Magnum, por ser uma escola que assume a missão de ajudar as famílias a educarem os filhos, considera fundamental conscientizar os alunos, os professores e os pais a respeito da importância de as crianças e adolescentes assumirem suas responsabilidades escolares e, entre elas, com destaque, a execução, com qualidade, do dever de casa. Mais do que a simples fixação de conteúdos, essa prática, na verdade, para o Colégio, está associada ao desenvolvimento de valores, um trabalho essencial para a nossa Instituição, totalmente comprometida com a formação plena dos alunos.

A execução do Dever de Casa implica uma atuação em parceira  da escola com os pais. Pesquisas mostram que um dos fatores que mais contribuem para que o dever de casa interfira positivamente no desempenho acadêmico é a compreensão da família e do aluno dessa tarefa, como uma oportunidade de estruturar melhor o conhecimento construído, através da elaboração e aplicação em outros contextos. Essa visão permitirá ao aluno imprimir ao dever de casa um novo significado, transcendendo a visão da execução dessa tarefa apenas como cumprimento de uma atribuição dada pelo professor.

O planejamento da execução dos deveres de casa é  também um elemento fundamental para otimizar o aproveitamento dessa tarefa, pois preserva a motivação do educando ao realizar o dever de casa, evitando a execução acrítica e não significativa dessa tarefa.

Outro fator relevante é a conscientização pelo educando de seu papel de estudante, compreendendo o dever de casa como uma tarefa intrínseca a esse papel, investindo com compromisso na sua realização.

Consciente de sua participação na parceria com as famílias, o Magnum, em encontros e reuniões com pais, professores e alunos, sempre deixa claro que executar bem o dever de casa não é uma opção, mas uma obrigação dos estudantes. Esclarece, nessas ocasiões, que considera a dedicação a essa tarefa de grande importância para o desenvolvimento dos hábitos de estudo e, por conseguinte, da aprendizagem.

Os deveres de casa são importantes para  sistematizar e ampliar os conteúdos estudados, preparar-se para as aulas seguintes, identificar dúvidas relacionadas ao conteúdo, estabelecer diálogo com os professores, visando  esclarecer dúvidas, fixar conteúdos, por meio de aplicação imediata, e desenvolver textos de tipologia diversificada, uma competência cada vez mais exigida e valorizada na  atualidade.

 Os professores são orientados para que planejem os deveres de casa criteriosamente, desenvolvendo estratégias de cobrança, visando garantir o compromisso dos alunos com esses deveres, incentivando o aluno a fazer uso adequado da agenda,com anotações claras  e formalizadas, corrigindo todos os deveres com qualidade, de acordo com os critérios definidos para cada ano/série, garantindo os seus objetivos ao elaborar o dever.