Colégio Magnum - Uma escola para sempre

Colégio Magnum Cidade Nova - Uma escola completa



Pedagógico

Empreendedorismo

Programa de Empreendedorismo e Protagonismo Estudantil



Este programa é especialmente amplo, pois seu foco abrange aspectos relacionados ao ensino, ao conhecimento especializado, a experiências do cotidiano e a questões éticas. Por meio de experimentos, montagem e execução de projetos, debates e trabalhos, é possível aprofundar itens específicos dos conteúdos estudados em sala de aula, de forma especialmente estimulante e rica.

Jovem Empreendedor Magnum (JEM), Liderança Jovem, Magnum Cultural, Conferência Magnum de Ciências Naturais (COMACIM), Magnum Sustentável, Olimpíadas do Conhecimento, Vale do Silício Magnum, Olimpíada Magnum de Foguetes, Simulação Magnum das Nações Unidas (SIMA) e Tecnologia, Entretenimento e Design (TED) Magnum são os núcleos desenvolvidos no programa.

Coordenadora de Programas de Empreendedorismo e Protagonismo Estudantil
Alessandra Caixeta
Graduada em Letras pela UFMG
Pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC-MG

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

As Olimpíadas do Conhecimento constituem um dos estímulos que o Magnum emprega para despertar e manter nos alunos a paixão pelo estudo intenso. Os estudantes que demonstram alto rendimento são convidados a integrar as Equipes do Conhecimento. Por intermédio delas, recebem orientação e preparo especial, em horário extraclasse, para enfrentar, tanto interna como externamente, em nível estadual e nacional, uma bateria de desafios progressivos em diversas áreas do conhecimento, denominados Olimpíadas do Conhecimento.

A estratégia de propor desafios cada vez mais exigentes é muito eficaz, pois crianças e jovens gostam de ser testados em disputas, como atesta, há anos, o sucesso dos jogos eletrônicos. No caso das Olimpíadas do Conhecimento, essa tendência é direcionada aos estudos, em desafios que contemplam diversas áreas do conhecimento.

Além das vantagens relacionadas ao desempenho escolar, as Olimpíadas do Conhecimento propiciam aos alunos experiência e amadurecimento, pois exigem deles uma série de atitudes. Gerenciamento do tempo, controle da ansiedade e organização são algumas delas, que serão importantes quando esses estudantes tiverem que enfrentar situações decisivas, como as provas do ENEM e concursos diversos.

*Comparativo de quantidade de medalhas conquistadas pelos alunos em Olimpíadas do Conhecimento.

 Confira aqui a lista completa dos nossos Alunos Olímpicos 2015.

 

OLIMPÍADA MAGNUM DE FOGUETES

Iniciado em 2014, essa modalidade alinha-se à Olimpíada Brasileira de Foguetes, competição de caráter científico-estudantil. Trata-se de atividades com alto grau de empenho e desafio, pois envolvem aplicação de conhecimentos específicos de Física e Química.

Os estudantes envolvidos dedicam-se à montagem, em escala reduzida, de uma base de lançamento de foguetes, que são construídos com garrafas pet e abastecidos com combustíveis à base de bicarbonato e vinagre (combustíveis convencionais são proibidos). A Olimpíada Magnum de Foguetes promove uma disputa interna, que seleciona a equipe representante do Colégio na Olimpíada Brasileira de Foguetes. Em ambas, vence quem conseguir lançar o foguete a uma maior distância.

Essa modalidade é especialmente interessante, pois obtém dos alunos um envolvimento muito intenso e exige um comportamento compatível com os experimentos científicos.  Além disso, caracteriza-se pela aplicação de conhecimentos que, para a maioria dos estudantes, permanece apenas no campo da teoria. 

MAGNUM SUSTENTÁVEL

Esse modalidade visa desenvolver uma cultura de defesa, preservação e conservação do meio ambiente físico, social e cultural, fundamentada na cidadania e na dignidade das pessoas. O Magnum Sustentável evoluiu da discussão de temas ambientais com os alunos para atingir o plano mais amplo de hoje. A defesa da sustentabilidade, que concentrava as atenções anteriormente, cedeu lugar a uma discussão mais ambiciosa, que envolve o homem como ser social, os recursos naturais e o modelo econômico vigente.

Os objetivos do Magnum Sustentável são bem definidos:

. construir uma cultura de preservação e conservação socioambiental na comunidade escolar;

. desenvolver a consciência da importância de preservar e conservar o ambiente, seus recursos naturais e patrimoniais;

. compreender as relações socioeconômicas do atual modelo de exploração dos recursos naturais, proporcionando vivências de diferentes formas de utilização dos mesmos;

. desenvolver a autonomia , a criatividade e a solidariedade dos alunos, estimulando sua participação efetiva nas questões socioambientais;

. fazer com que a sustentabilidade seja um referencial estratégico-administrativo em todos os processos da escola.  

SIMULAÇÃO MAGNUM DAS NAÇÕES UNIDAS (SIMA)

A importância que o Colégio dá ao desenvolvimento do raciocínio crítico e analítico de seus alunos, assim como à sua formação como cidadãos atuantes e conscientes, motivou-os a propor, por si mesmos, o desenvolvimento de um projeto extraclasse centrado no debate dos temas em discussão em nível mundial. Assim surgiu, em 2007, mantendo-se nos anos subsequentes até hoje, a SIMULAÇÃO MAGNUM DAS NAÇÕES UNIDAS – SIMA – uma modalidade que simula as discussões e situações vivenciadas na ONU.

Os participantes se organizam em comitês e simulam a atividade diplomática ao defender os interesses da política externa dos países que representam. O objetivo é encontrar soluções diplomáticas para temas politicamente delicados e esclarecer, por meio de discussões civilizadas, situações conflitivas que, de outra forma, poderiam até precipitar ações bélicas.

Além das vantagens evidentes advindas do aprofundamento do conhecimento histórico e geográfico, a modalidade favorece o interesse pela política internacional e, principalmente, pela busca de soluções pacíficas para quaisquer situações em que os interesses se confrontam. Também chama a atenção na SIMA o desenvolvimento da habilidade de argumentar com fundamentação e fluência, e o posicionamento determinado dos participantes na defesa da diversidade cultural, étnica, religiosa e de gêneros, assim como do desenvolvimento sustentável e da defesa do meio ambiente, que são questões mundiais, o que traduz a formação que recebem os alunos no Colégio ao longo dos anos.

TED MAGNUM

Inspirando-se na organização norte-americana voltada para a difusão de ideias inovadoras, a Technology, Entertainment and Design (TED), o Magnum desenvolveu uma modalidade com uma versão própria, a fim de que os alunos tivessem a oportunidade de mergulhar em ideias e conceitos inovadores e divulgá-los por meio de palestras.

Os próprios estudantes que integram o TED escolhem quinze temas, que tratam de assuntos diversos, como, por exemplo, tecnologia, geopolítica, ética e linguística, aprofundam-se, por meio de pesquisas, no estudo deles e elaboram uma apresentação em que fazem uso dos mais diversos recursos audiovisuais. Ao finalizar as palestras, dispõem-se para esclarecimentos, troca de opiniões e de experiências. 

A modalidade gera um grande proveito para os alunos que dele participam, pois estimula o mergulho no mundo dos temas inovadores, desafiadores e provocativos, obriga-os a desenvolver habilidades de leitura, seleção, síntese e verbalização, além de estimular a autoconfiança e a desinibição, necessárias para quem se defronta com um público atento e exigente. 

JOVEM EMPREENDEDOR MAGNUM (JEM)

O objetivo do JEM é possibilitar que os alunos vivenciem a criação de uma empresa, concebendo cada uma de suas fases, desde a sua visão e fundação até a oferta de um produto real ao mercado, assim como seu gerenciamento. Essa prática torna possível a descoberta de talentos empreendedores e estimula o protagonismo empresarial.

Ao vivenciar uma situação que se torna real, participantes aprendem a tomar decisões, assumir responsabilidades, desempenhar funções coletivas, calcular riscos e superar falhas, visando ao sucesso do empreendimento criado.  Diante dos impasses, aprendem a se comportar com tranquilidade e a buscar soluções efetivas, utilizando o talento individual, a criatividade e o potencial do grupo.

Em todas as situações que enfrentam, seja de sucesso ou crise, os alunos são estimulados a comportar-se de maneira ética e transparente. Sem dúvida, essa concepção empresarial contribui para a construção, em um futuro próximo, de uma sociedade ancorada em valores sólidos e confiáveis. 

CONFERÊNCIA MAGNUM DE CIÊNCIAS NATURAIS (COMACIN)

Essa conferência tem como principal objetivo promover debates sobre os temas importantes da área de ciências naturais que geram repercussão na sociedade. A primeira edição da Conferência Magnum de Ciências Naturais ocorreu em 2014 e motivou grande interesse.

Ao promover uma conferência, os organizadores colocam em debate um tema comum à Química, à Física e à Biologia e os representantes passam a debatê-lo de acordo com as teorias e propostas de sua disciplina, definindo-se um vencedor no final. São muitas as vantagens advindas desse exercício, destacando-se o aprofundamento da compreensão do tema escolhido e a exposição das ideias de forma organizada, lógica e com fluência verbal. 

MAGNUM LABS

Celulares, computadores, aplicativos, hoje tudo está conectado. Aprender as diversas possibilidades no campo da tecnologia tornou-se uma habilidade valiosa para o mercado de trabalho. Para aprofundar esse conhecimento, o Colégio Magnum criou o Magnum Labs, visando proporcionar aos alunos um conhecimento aprimorado sobre o universo tecnológico. 
No Magnum Labs, utilizaremos o Scratch, que, através de uma interface intuitiva e divertida, ensinará aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental sobre a logística da programação e seus conceitos básicos. Já os alunos do 6º Ano iniciarão a programação básica, introduzindo o conhecimento digital, podendo expandir seus conhecimentos e ampliar o domínio sobre as ferramentas que sempre têm em mãos.

LIDERANÇA JOVEM

Essa modalidade visa estimular o espírito de liderança em crianças e jovens, a fim de que possam atuar como agentes positivos, no presente e no futuro, junto a indivíduos, grupos, instituições e, de maneira mais abrangente, à sociedade. É amplamente reconhecida a importância do papel das lideranças em qualquer parte do mundo. Desse modo, ao possibilitar que crianças e jovens dotados de uma formação aprimorada desenvolvam seu potencial como líderes, em uma época em que as comunicações atingem uma velocidade vertiginosa e as redes sociais assumem uma importância indiscutível, o Magnum, além de cumprir sua missão educativa, exerce sua responsabilidade social de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

Liderança Jovem se desenvolve por meio de aulas teóricas, debates, palestras, workshops, encontros, trabalhos de campo e leituras selecionadas. Como a modalidade tem também o objetivo de formar equipes de alunos que atuem como agentes multiplicadores, esses jovens líderes são de grande importância no dia a dia do Colégio, pois estimulam nos colegas a paixão pelos estudos e pelo desenvolvimento de hábitos e valores em nível elevado.

Hoje, as pessoas que demonstram a qualidade de líderes são especialmente desejadas por empresas no mundo todo, pois constituem elementos-chave no campo da administração. Assim, ao participar desse projeto, os alunos estão, na verdade, também preparando seu sucesso no campo em que atuarão em um futuro próximo.

CLUBE MAGNUM DE DEBATES

Quase tudo o que desenvolvemos nos últimos anos tem como resultado o estabelecimento de contatos mais fáceis e instintivos. Mesmo assim, é perceptível que melhorar a conexão entre os seres humanos evidenciou ainda mais nossas falhas de comunicação. Desde que o homem aprendeu a se comunicar e a criar conexões, a fala é muito importante para se relacionar com outras pessoas e é o principal instrumento da oratória. A oratória é a arte de falar em público de forma estruturada, com a intenção de informar, influenciar ou entreter os ouvintes. Ela refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso. O propósito de falar em público varia da simples transmissão de informações à necessidade de motivar as pessoas a agir ou, simplesmente, contar uma história. Os bons oradores devem ser capazes de alterar as emoções dos seus ouvintes, e não apenas informá-los. Este é precisamente o objetivo do Clube de Debates: desenvolver jovens que não apenas sobrevivam no mundo globalizado, mas que tenham consigo as habilidades necessárias para mudar e moldar os ambientes ao seu redor, com cada frase pronunciada.