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Pedagógico

Hábitos de Estudo

Grande parte do sucesso escolar de uma criança é decorrente da existência de hábitos de estudo definidos. Para a formação desses hábitos, é necessário que se implementem gradualmente, e desde cedo, comportamentos saudáveis, que pela repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do estudante. Por isso, a necessidade de a escola desenvolver estratégias para ajudar a criar, nos seus alunos, hábitos de estudo.

Assim como temos o hábito de tomar banho todos os dias para que tenhamos uma boa saúde e higiene, devemos também ter hábitos de estudo, o que tem uma importância muito grande na formação do indivíduo. Estudar é um hábito que devemos aprender a praticar se desejarmos ser bons profissionais.

Estudar acarreta num esforço muito grande do estudante, mas que dará uma satisfação maior se houver um resultado positivo.

As pesquisas mostram que alunos que têm o hábito de estudar diariamente, aprendem mais e, consequentemente, têm um resultado melhor.

Por isso tudo, no Magnum, a formação do hábito de estudo é um dos pilares da formação integral do aluno.

Dever de Casa: uma ferramenta importantíssima no desenvolvimento da aprendizagem e na formação dos hábitos de estudo dos alunos.

Os alunos brasileiros, com raras exceções, passam pouco tempo na escola. Esse é um dos principais motivos da péssima colocação do País nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação Comparada). Na China, na Coreia do Sul, no Japão e na Finlândia, países que vêm-se destacando nessas provas seguidamente, os estudantes ficam nos colégios o dia todo. Seu desempenho, portanto, é proporcional ao tempo que dedicam aos estudos. Por isso, é necessário que nossos alunos compensem esse pouco tempo passado na escola estudando em casa. Uma das maneiras de fazer isso com eficiência é realizar bem os deveres de casa.

É muito importanate que os professores passem todos os dias deveres de casa. Eles constituem

um importante recurso para orientar o aluno a estudar sozinho, a desenvolver o senso de organização em relação a horário e tempo de estudo e a autodisciplinar-se. Ao compreender a relevância de realizar bem seus deveres de casa, o aluno desenvolve o hábito de estudo diário. É necessário também que o professor oriente o aluno a organizar-se em relação aos deveres de casa, já que sua realização se dará fora da escola. Assim, precisa garantir que sejam anotados na agenda, que sejam dosados adequadamente, que evidenciem coerência em relação aos conteúdos estudados em sala de aula e reflitam a aplicabilidade nas avaliações. Cabe ao professor desenvolver mecanismos de verificação desses deveres e garantir sua correção.

Pesquisas comprovam que os alunos com melhores resultados dedicam um bom tempo em casa, fazendo todos os deveres. Ao fazer as tarefas de casa, o estudante fixa o conteúdo, identifica dúvidas para solucionar na aula seguinte e principalmente aprende a planejar seus estudos. Quanto mais dever de casa o aluno faz, mais ele estuda, mais aprende e, consequentemente, melhores resultados alcança.

Como o dever é feito em casa, cabe aos pais colaborarem a fim de que os filhos contem com as condições necessárias para realizá-lo. Desse modo, precisam garantir um espaço adequado à concentração, devem verificar se o tempo dedicado às tarefas é adequado à sua plena realização, além de avaliar o real compromisso dos filhos com o dever de casa. Pesquisas comprovam que os pais têm um papel importante na formação do hábito de estudo diário dos estudantes. Famílias que dedicam tempo exclusivo para acompanhar o estudo dos filhos em casa, e expressam suas expectativas em relação aos resultados que deles esperam, colaboram diretamente para o sucesso escolar. De acordo com Cláudio Moura e Castro, "aprender só é leve e divertido, depois que se toma o gostinho de lidar com os assuntos entendidos. Antes, é suor. O papel dos pais é colaborar nesse processo, por mais árduo que seja.”

É importante que a escola e os pais trabalhem juntos, em harmonia. Os pais precisam deixar claro para os filhos que entendem a função do Dever de Casa, que não é punitivo, mas que é uma forma que a escola tem de ajudá-los a aprender mais e, consequentemente, alcançar melhores resultados. O filho precisa perceber claramente que o Dever de Casa é uma obrigação dele enquanto estudante e que a família entende e valoriza essa estratégia da escola.

Portanto, é necessário um esforço conjunto entre escola e família. Se cada uma das partes cumprir bem a sua função, o grande vencedor será o aluno, pois contará com uma formação que lhe possibilitará vencer os inevitáveis desafios que terá pela frente e realizar-se como profissional competente e pessoa pró-ativa na sociedade em que vier a atuar.

Cláudia Naves Innecco - Assessora Pedagógica

Referências Bibliográficas

Cláudio Moura e Castro, Revista Veja – 24 de fevereiro de 2011 – “O Sputinik Chinês e a educação”.

Gustavo Ioschpe – Revista Veja – 16 de fevereiro de 2011 – “Como os Pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos”.

Heloísa Padilha – “Dever de Casa: Principais questões”. Rio de Janeiro: Linha Mestra Consultoria Pedagógica. 2004.