COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

ENEM 2020: como não perder o ânimo ao estudar para a prova

26 setembro 2020

   Esperado com ansiedade pelos alunos da 3ª Série do Ensino Médio, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020 – precisou ser adiado, em função da pandemia da Covid-19. A prova, que seria realizada em outubro e novembro de 2020, está com novas datas confirmadas para janeiro e fevereiro de 2021, em versões impressa e digital.

 

Colégio manteve cronograma, visando primeira data

   Devido às incertezas da realização das provas, o Colégio Magnum Cidade Nova manteve o planejamento focado na primeira data do ENEM 2020. Segundo o Coordenador Pedagógico da 3ª Série do Ensino Médio, Marco Antônio Guariento Barbosa, esta é uma maneira de garantir que todo o conteúdo seja estudado de forma precisa, até a realização do exame. Isso também trouxe tranquilidade para os pais e alunos."Na incerteza da data, o planejamento foi para a primeira data prevista. Você tira a apreensão do 'será que vai dar tempo?'. Então, você ganha tempo, se tiver adiamento. Esse foi um ponto importante para acalmar a todos."

   A transição das aulas presenciais para aulas remotas também foi criteriosa. O horário integral foi mantido, mas houve período de adaptação para todos. Segundo Marco Antônio, os alunos mantêm os oito módulos diários. Entretanto, são utilizadas novas estratégias além da aula síncrona – aquela que ocorre ao vivo, via aplicativo de chamada de vídeo. "O ensino remoto precisa prever uma certa flexibilidade, e uma parte ele (o aluno) cumpre ao vivo. O restante, de forma assíncrona. O aluno deve organizar o melhor horário para ele, de acordo com a logística da sua casa também."

   Toda a adequação do calendário e do plano de ensino foi feita em proximidade com os pais dos alunos. "O tempo todo comunicando-nos com os pais. Fizemos uma live para conversar sobre o planejamento que a escola fez, visando ao planejamento da 3ª Série, o ENEM, todas as adaptações que foram feitas." E completa: "O planejamento de ensino remoto está formatado de uma maneira que nós teremos condição total de preparar este aluno para o ENEM."

 

Como não desanimar ao estudar para o ENEM?

   Este ano, as incertezas da pandemia, com o isolamento social e aulas remotas, tornaram a preparação para o vestibular ainda mais desafiadora para os alunos. Mas, é importante que não se perca o foco, o objetivo: cursar a faculdade escolhida no próximo ano. E, para isso, não se pode desanimar. O coordenador pedagógico da 3ª Série do Ensino Médio, Marco Antônio, dá algumas dicas para os alunos não perderem o ânimo na preparação para o ENEM.

1- Trabalhe suas habilidades socioemocionais

Como lidar com as próprias emoções e com as outras pessoas. São as habilidades socioemocionais. E o professor destaca duas dessas habilidades, importantes para serem acionadas neste processo: disciplina e perseverança. Um passo de cada vez, mas com firmeza.

2- Planeje-se

Não funciona bem acordar e ficar de pijama o dia todo. Tenha uma rotina. Planeje o horário de acordar, de cumprir tarefas em casa, para refeições, de estudo e também para descansar. Dividir conteúdos por dias e horários também é importante. Se precisar, utilize a sugestão de horários de estudos oferecida pelo Colégio.

 3- Projete o futuro

Crie expectativas, no bom sentido. Não deixe de projetar o futuro. Use como motivação a visão de estar no ano seguinte na faculdade, no curso que escolheu, conhecendo pessoas e aprendendo coisas novas.

 4- Peça ajuda

Não é porque o Colégio está em regime remoto que o apoio não existe. Se está se sentindo desmotivado, procure ajuda: orientação profissional, auxílio psicológico, apoio de um professor ou da Coordenação. Todos estão disponíveis para ajudá-lo neste momento.

  

ENEM 2020 será aplicado em 2021

   O ENEM 2020 foi adiado, em decorrência da pandemia da Covid-19, mas as inscrições já foram fechadas. Serão mais de 5,8 milhões de estudantes realizando as provas marcadas, até então, para as datas abaixo:

>> ENEM tradicional: 17 e 24 de janeiro de 2021

>> ENEM digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021

>> Reaplicação: 24 e 25 de fevereiro de 2021

   Os resultados estão previstos para o dia 29 de março de 2021. Inicialmente, o ENEM impresso aconteceria em novembro deste ano e o digital em outubro. Para a realização da prova presencial, ainda serão definidos todos os critérios de biossegurança. Entretanto, já está confirmado que será alugado um número maior de salas, para que seja respeitado o distanciamento social entre os candidatos. Além disso, o uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel para todos.

   Inicialmente, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), abriu uma enquete no site oficial da prova, para saber a opinião de participantes sobre a melhor época para o adiamento do ENEM. As datas escolhidas foram em maio e junho, para provas impressa e digital, respectivamente. Entretanto, essas datas vencedoras na votação não foram seguidas, pois outros critérios também foram levados em consideração para a remarcação. Segundo o secretário-executivo do MEC (Ministério da Educação), Antônio Paulo Vogel, a data foi definida para o começo de 2021, visando manter a entrada dos alunos nas faculdades no primeiro semestre, ainda que com atrasos. Nas faculdades federais, o ano letivo de 2020 está previsto para durar até meados de março do próximo ano. Desta forma, o início das aulas para novos alunos está previsto para maio.

 

Prova será aplicada também em versão digital

   A prova em versão digital será aplicada pela primeira vez no ENEM. Serão 96 mil estudantes utilizando a modalidade. A prova será realizada nos laboratórios de informática dos locais indicados. Com exceção da redação, que deve ser feita nos moldes tradicionais do exame e transcrita de caneta preta para o papel, o restante ocorre em plataforma digital. As vagas disponíveis para a versão digital – 100 mil – foram distribuídas entre 60 cidades, incluindo Belo Horizonte.

   Para conferir os editais do ENEM 2020, clique aqui.

   Os estudantes do Colégio Magnum optaram pelo formato impresso. Segundo o coordenador pedagógico, Marco Antônio, "a escolha ficou livre. Os nossos alunos escolheram o formato impresso. Eles preferiram caminhar pelo que já conhecem, pois já fizeram a prova como treineiros em outros anos." Entretanto, todos estão preparados também para o formato digital, visto que as avaliações do Colégio são realizadas atualmente neste formato.

 

Siga-nos no Instagram e aproveite para contar como está a preparação para o ENEM na sua rotina.