COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Boas práticas para aproveitar ao máximo as aulas ao vivo

21 julho 2020

Boas práticas para aproveitar ao máximo as aulas ao vivo

   Assumir a responsabilidade pela educação integral dos alunos é nosso compromisso com os estudantes e suas famílias. Em tempos de aulas presenciais suspensas, essa missão torna-se ainda mais importante para toda a nossa equipe pedagógica, em todos os segmentos de ensino. Esse novo contexto também requer que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem, colocando em prática diversas habilidades, entre elas a autonomia.

   Atualmente, as aulas ao vivo na plataforma Microsoft Teams são o meio para que a interação entre professores e alunos seja viabilizada. Esse novo ambiente virtual de aprendizagem tem características bem diferentes da sala de aula presencial, destacando-se habilidades socioemocionais como o respeito, a honestidade, a integridade e a comunicação assertiva, quecontinuam presentes na proposta de Formação do Colégio Magnum.

   A respeito desse tema, a coordenadora de Formação da 1ª e da 2ª Série do Ensino Médio, Florence Barbosa, considera que este momento em que as aulas presenciais estão suspensas representa uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento.

   “Estamos sempre oferecendo ferramentas e estimulando os alunos na consolidação da proatividade. É importante que eles participem ativamente das aulas e façam uso do chat do Microsoft Teams de maneira coerente, contribuindo, assim, para a interação adequada com os colegas e para manter vivo o vínculo com o professor”, comenta. Assim, durante as aulas, conversas não relacionadas aos conteúdos em discussão devem ser evitadas.

   Para Florence, é importante também que o aluno utilize na plataforma uma foto de perfil, que permita a sua rápida identificação pelo professor, e que sua webcam seja aberta no momento de tirar dúvidas ou fazer algum comentário. Essas boas práticas contribuem para que a comunicação entre aluno e professor seja otimizada.

   Diferente das videoaulas, que são disponibilizadas na plataforma Magnum-SOL, a aula ao vivo depende do envolvimento dos alunos para que seja bem-sucedida. Esse encontro em tempo real é uma oportunidade valiosa para os estudantes compartilharem conhecimentos e tirarem dúvidas diretamente com o professor.

 

10 dicas para manter o foco durante as aulas on-line

  • Livre-se de distrações: desligue todas as notificações de seu smartphone e do computador.
  • Faça-se presente: deixe sua webcam aberta no momento de tirar dúvidas ou fazer algum comentário e escolha uma foto de perfil atual e facilmente identificável.
  • Interaja: no momento adequado durante a aula, compartilhe os conhecimentos que você já tem sobre o assunto.
  • Não fique com dúvidas: caso algum ponto não tenha ficado claro para você, peça ao professor para esclarecê-lo.
  • Escolha um bom ambiente de estudos: um local bem iluminado, silencioso e tranquilo é o mais indicado para assistir às aulas on-line.
  • Mantenha o foco: se durante a aula vier à mente alguma outra tarefa a ser realizada, não desvie a sua atenção. Anote-a em um papel para você realizá-la depois.
  • Faça anotações: não perca o hábito de anotar os pontos mais importantes das aulas. Escrever o conteúdo com suas próprias palavras ajuda muito na fixação do conhecimento.
  • Seja cordial: trate seus colegas e professores com simpatia e respeito. Mesmo no ambiente virtual, um clima amistoso e agradável é sempre muito importante.
  • Mantenha-se motivado: lembre-se sempre de seus projetos pessoais e profissionais para o futuro. Sem sombra de dúvidas, uma formação de qualidade será importante para você alcançar seus objetivos.
  • Peça ajuda: caso você esteja lidando com algum desafio específico, lembre-se do Programa Magnum Superação. É possível agendar uma conversa com a responsável, Carol Argueso, ou sugerir algum tema para as oficinas e minicursos.  ou sugerir algum tema para as oficinas e minicursos.

 

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Estamos também no InstagramFacebookLinkedinYouTube.