COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Colégio Magnum promove evento para debater a importância de uma rede de acolhimento e da escuta ativa para a saúde mental

01 outubro 2021

Nesta segunda-feira, 4 de outubro, vamos realizar a segunda edição do Fórum da Rede de Acolhimento, que vai discutir o luto, o impacto da pandemia no psiquismo infantojuvenil, além de fomentar a escuta ativa entre alunos, profissionais e familiares

O isolamento social e o desgaste emocional causados pela pandemia são alguns dos fatores que impactaram a qualidade de vida e a saúde mental de milhares de pessoas nos últimos meses. Alguns especialistas apontam que os adolescentes são um dos públicos mais afetados pela crise sanitária do novo coronavírus. Além deles, os professores também fazem parte desse grupo, já que vivenciaram diversos desafios como o de continuar ensinando a distância.

Preocupado com a saúde mental de sua comunidade, o Colégio Magnum Cidade Nova vem realizando um trabalho de escuta ativa e de acolhimento psicológico dentro da unidade, além de implantar outras iniciativas, com o propósito de dar suporte a alunos, familiares e profissionais.

Nesta segunda-feira, 4 de outubro, vamos realizar a segunda edição do Fórum da Rede de Acolhimento, com o tema "Saúde mental na escola: escutar é promover vida". O evento, que ocorrerá no formato virtual, vai receber a professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Cassandra Pereira França, para falar sobre "O luto do amanhã: impactos da pandemia no psiquismo infantojuvenil". O encontro vai promover ainda uma palestra com alunos e professores da “Liga da Empatia”, falando sobre a multiplicação da empatia na escola e a campanha de prevenção ao suicídio. E, por último, os professores da Rede de Acolhimento darão relatos sobre a importância da escuta no contexto escolar.

Segundo a psicóloga do Colégio, Danielle Matos, tanto o Fórum como as outras iniciativas são necessárias para o momento atual e são ferramentas para promover a saúde mental de crianças e jovens. “O suicídio é hoje a segunda causa de morte entre os jovens e, por isso, o tema precisa ser falado cuidadosamente dentro da escola. O Colégio Magnum acredita na importância do acolhimento, da escuta e de seus efeitos preventivos e curativos nesses tempos atuais. Além disso, a escola tem investido no desenvolvimento integral dos alunos, incluindo a saúde mental e emocional dentro das suas atividades extracurriculares”, afirma.

Escuta ativa e empatia
Para Danielle Matos, uma das ações promissoras da instituição é a Rede de Acolhimento, que foi criada bem antes da pandemia. “A ideia surgiu, porque os professores já eram procurados pelos alunos espontaneamente para conversar. Com isso, a instituição decidiu promover uma capacitação dos docentes, com o objetivo de realizar uma escuta mais acolhedora e assertiva. Esses professores também foram treinados para identificar situações que precisam de atenção especializada e, se necessário, encaminhar o aluno para o serviço de psicologia da escola”, afirma a especialista.

O Colégio Magnum também conta com um plantão psicológico, que tem como foco cuidar da saúde mental dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Segundo Danielle, os alunos têm a liberdade de procurar auxílio psicológico espontaneamente ou são encaminhados por sugestão da equipe pedagógica.

Já a Liga da Empatia, idealizada pela coordenadora Florence Barbosa, é uma outra proposta para envolver ainda mais a comunidade escolar. “Nessa iniciativa, os próprios alunos passam por oficinas de formação de escuta e empatia, comigo e os professores Luís Bar e Vinícius Moura, cujo objetivo é promover o protagonismo juvenil na construção de um ambiente de paz e acolhimento na escola”, afirma Danielle.

Outra ação do Colégio Magnum foi a criação de um canal para orientação psicológica, chamado "Escuta-ação na escola". A partir desse canal, disponível em um site na Internet, os interessados podem ter acesso à equipe de psicologia, por meio de três serviços: "preciso falar", "como lidar" e "como ajudar".

Para compor a iniciativa, o Colégio criou um canal virtual para a comunidade escolar compartilhar, com privacidade, como tem se sentido e solicitar o acolhimento psicológico da escola, se sentir necessidade. No canal, os alunos encontram conteúdos confiáveis sobre o cuidado com a saúde mental e podem solicitar ajuda/orientação sobre como ajudar um amigo, um filho ou aluno em alguma questão emocional que observou.
O acolhimento e a empatia fazem parte dos valores do Colégio Magnum, envolvendo não só alunos e professores como toda a comunidade.

Agenda
II Fórum da Rede de Acolhimento, com o tema: “Escutar é promover a vida"
Data: 4/10
Horário: 18h30
Local: Microsoft Teams (clique aqui)

Saiba mais
• Informação é o caminho para a prevenção ao suicídio – psicóloga do Colégio Magnum Cidade Nova, Danielle Matos.
• A importância da escuta para a saúde mental e convite para o evento - psicóloga do Colégio Magnum Cidade Nova, Danielle Matos.
• Depoimento de alunas da Liga da Empatia.
• A diferença entre tristeza e depressão - psicóloga do Colégio Magnum Cidade Nova, Danielle Matos.