COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Como as séries e filmes despertam o conhecimento científico

17 dezembro 2020

   Para quem já gosta de consumir conteúdo sobre Ciências antes de chegar na escola, as séries são uma forma perfeita de unir o interesse pelo conhecimento e diversão. Afinal, dá até para entender melhor o trabalho em laboratórios, assistindo a uma investigação forense ou aprender mais sobre a natureza e a importância da preservação do meio ambiente, escolhendo uma série de documentários sobre animais na próxima maratona.

   O entretenimento também pode ser o que desperta o interesse de muitos alunos na ciência. Séries sobre medicina, muito queridas por aí, fazem com que muitos alunos queiram se envolver mais nas aulas e, até mesmo, busquem carreiras na área da saúde. Séries de época contextualizam a História e ajudam a entender melhor os cenários sociais atuais.

   E não para no realismo. As séries e os filmes de ficção científica, muitos deles falam sobre diferentes futuros e tecnologias, são uma porta de entrada para pensar mais em como a ciência está presente em diferentes momentos da vida.

 

A ciência em forma de documentários que cativa audiências

   A linguagem educativa é uma das razões para as séries serem tão interessantes para a imersão no mundo da ciência. Existem produções em forma de documentário, por exemplo, que fazem com que qualquer um possa acompanhar e aprender mais, mesmo quando ainda não conhece o tema. É o caso, por exemplo, da série “Planeta Terra” (disponível no Netflix), que aborda diferentes biomas do nosso planeta, com muitos detalhes e um tom bem acessível para qualquer idade.

   Também existem produções para estudantes. Muitos canais de TV e plataformas de streaming desenvolvem programação especial para o ensino de Ciências e demonstração de problemas. Uma dica é o “Nat Geo Lab” (disponível no canal do Youtube Nat Geo Kids), no qual podemos ver experimentos sendo feitos.

   Isso sem contar, claro, a ficção. De solução de crimes com DNA a emergências médicas, o cenário da TV é o que desperta muitos alunos para a importância das diferentes formas de ciência no cotidiano. Com as séries de época, o espectador compreende melhor a vida e as escolhas das pessoas do passado e seu impacto na vida atual. E com os programas de ficção científica, muito populares atualmente e que mesclam elementos de ciências da natureza, filosofia, cultura e sociedade, o espectador pode ver o impacto da ciência e da tecnologia na vida das pessoas em futuros não tão distantes. Isso com certeza é de grande importância para debates e discussões sobre como devemos utilizar nossos conhecimentos em prol de uma sociedade que gostaríamos de ter.

 

Inserir a cultura pop em sala de aula

   O professor de História, Décius Caldeira, explica que se utiliza de questões da cultura pop e meios de comunicação atuais para inserir diálogos sobre ciência, política e sociedade nas conversas com os alunos em sala de aula.

   É o caso, por exemplo, da relação entre a franquia Star Wars e o estudo de História: “a vida republicana em Roma, que ensino em paralelo com o universo Star Wars (livremente inspirado na história de Roma) e também sobre as questões éticas e políticas que a saga levanta, claro”, explica ele.

   A técnica tem sucesso entre os alunos, diz. “Pensar em política, ciência política, ligando as reflexões ao universo cultural dos estudantes, é natural que a coisa fique mais prazerosa e menos árida.” De acordo com o professor, utilizar recursos como séries de TV ajuda a estimular os debates e envolver os alunos, que podem já estar familiarizados com uma série ou filme, mas que encontram nesse processo uma bagagem cultural que os insere na discussão da temática em sala de aula.

   Também é possível aprender com trabalhos de não ficção. Neste ano, o professor realizou um trabalho com os alunos em torno do documentário O dilema das redes (Netflix), que aborda as questões tecnológicas e filosóficas do avanço das mídias sociais. Outro momento produtivo foi a abordagem da discriminação racial, utilizando um episódio da série “Explicando”, disponível também no Netflix: “especialmente para sala de aula, a série é bastante interessante. Eu pude indicar algumas vezes, ao longo do ano, para discutir a respeito da desigualdade social”.

   O professor também faz uso de canais do Youtube, que oferecem conteúdo serializado e temático, para contextualizar as matérias ensinadas em sala de aula. Um de seus favoritos, explica ele, é o canal Nerdologia. Com vertentes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, o canal oferece uma linguagem acessível, que ajuda os alunos a se conectarem com o material e entenderem a ligação entre as diferentes formas de conhecimento científico e como todas fazem parte de nossa vivência.

 

O que assistir para pensar mais em ciência e impacto na sociedade?

   Precisando de dicas para a próxima maratona de séries ou noite de filmes? Juntamos algumas ideias do que assistir para aprender um pouco mais e se divertir ao mesmo tempo:

   Documentários e séries documentais: Planeta Terra (Netflix), Terra Azul (Netflix), Nosso Planeta (Netflix), David Attenborough e o nosso planeta, Explicando (Netflix), O dilema das redes (Netflix), Absorvendo o tabu (Netflix), História da alimentação no Brasil (Amazon Prime Video).

   Na Internet: Canal NetGeoKids, canal Nerdologia, canal TedEd, podcast Presidentes do Brasil (Folha de SP).

   Filmes: saga X-Men, saga Star Wars, A lista de Schindler, Estrelas além do tempo.

   Seriados: Perdidos no espaço (Netflix), Caçadores de trolls (Netflix), Star Trek Discovery (Netflix), Bill Nye Saves the World (Netflix), Cosmos (NatGeo), The Good Doctor (Globoplay), Atypical (Netflix).

   Para as crianças: Show da Luna (Discovery Kids), Eu e o Universo (Netflix), Quem foi? (Netflix), O ônibus mágico decola novamente (Netflix).

   Existem diferentes formas de ganhar conhecimentos e desenvolver habilidades para a vida. A ciência é experimentação, inovação e entender e transformar o mundo ao nosso redor. E as séries, com certeza, ajudam a trazer diferentes perspectivas, entender a visão de outras pessoas e, de quebra, aprender sobre a vida, o Universo e tudo o mais.

 

Quer saber mais sobre como a ciência está presente em nossas vidas? Assista ao vídeo que preparamos sobre a profissão de biólogo.