COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Como imergir no universo dos filhos para entender a adolescência e suas questões?

24 junho 2020

Como imergir no universo dos filhos para entender a adolescência e suas questões?

   Quando os filhos chegam à adolescência, é normal que eles queiram se afastar um pouco do controle dos pais, para aprenderem sobre o mundo e sobre si mesmos. Nessa fase, a companhia de outras pessoas da mesma idade, com quem dividem interesses similares, torna-se uma necessidade. Por seu lado, os pais também enfrentam lá os seus desafios. À medida que acompanham o crescimento dos filhos, tentam equilibrar os cuidados dedicados a eles, entre a liberdade e o controle, moldando, dessa forma, o processo de desenvolvimento.

   A psicóloga Danielle Matos, mestre e doutora em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realiza um Plantão Psicológico no Colégio Magnum desde 2018, oferecendo aos alunos que a procuram para compartilharem suas questões um espaço de escuta e acolhimento. “Eu vejo que, nessa faixa etária, entre outras questões relacionadas à história singular de cada aluno, o despertar da sexualidade e as primeiras experiências amorosas são grandes fontes de ansiedade, principalmente para os meninos, que estão sujeitos a uma pressão social ainda maior, para iniciar suas conquistas nesse campo”, comenta.

   Toda a equipe pedagógica do Colégio está bem atenta a todas essas questões que impactam diretamente a relação entre pais e filhos. Para isso, a instituição quer ressaltar a importância de as famílias e a escola atuarem em parceria, de modo a promoverem um ambiente que favoreça o amadurecimento dos alunos nos campos cognitivo, psíquico e relacional. O tema transversal de 2020, que está norteando diversas ações educativas, sintetiza bem a importância desse assunto.

   Para a psicóloga, o exercício da escuta e da empatia entre pais e filhos, seja por meio do diálogo, do compartilhamento das experiências de vida e dos momentos de trocas lúdicas, é uma ferramenta essencial para a criação de relações familiares mais saudáveis e que têm a confiança como base principal. Para ajudar nesse processo, a psicóloga recomenda que os pais façam parte do universo dos adolescentes, lendo os livros e assistindo aos filmes e séries que eles gostam de acompanhar. Desta forma, será possível ter acesso aos diferentes aspectos da vida dos adolescentes.

   Em tempos de isolamento social, em que pais e filhos tendem a ficar mais tempo juntos em casa, assistir a um bom filme ou série relaxa o cérebro, traz novas ideias e incentiva o diálogo. “Na verdade, os pais também devem ver os filmes que os filhos estão vendo, para conversarem com eles”, conclui a psicóloga.

   Prepare a pipoquinha e participe deste momento.

   E você? Tem alguma dica de série ou filme sobre adolescentes para compartilhar? Diversidade de opiniões é o que vale. Portanto, todas as sugestões são bem-vindas. De repente, as dicas dos pais podem render até um novo post aqui no blog ;)

   Interaja conosco pelo Facebook ou Instagram.