COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

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Como o Colégio Magnum trabalha o desenvolvimento de habilidades socioemocionais?

01 outubro 2020

   Quando pensamos em uma educação de qualidade, muitas vezes o que nos vêm em mente são as disciplinas escolares: Matemática, Português, História, Ciências etc. Todas elas são de extrema importância para o currículo educacional e para a vida dos alunos.

   No entanto, essas áreas tradicionais do conhecimento não são as únicas habilidades que devem ser estimuladas nas escolas, já que, há alguns anos, educadores de todo o mundo vêm chamando a atenção para as habilidades socioemocionais.

   Estimular esse tipo de competência é uma forma de gerar uma educação cada vez mais completa. Assim, além de alunos competentes nas áreas do conhecimento, temos seres humanos mais responsáveis, conscientes, respeitadores e autônomos, preparados para o futuro. E seguindo este propósito, o Colégio Magnum, escola cristã em Belo Horizonte, traz a educação socioemocional para a sala de aula.

   Continue lendo este texto e saiba mais sobre essas habilidades, a sua importância e os projetos realizados no Colégio Magnum para o estímulo dessas competências em seus alunos.

  •  O que são habilidades socioemocionais?

   “Durante décadas, a escola deu ênfase às habilidades cognitivas: refletir, interpretar, analisar, dentre outras. No entanto, será que desenvolver apenas as habilidades cognitivas prepara crianças e jovens para os desafios do século XXI?”

   Esse questionamento é feito por Daniela Nogueira Diniz, coordenadora de Formação do Ensino Fundamental do Colégio Magnum.

   Como a coordenadora explica, diversos estudos apontam que o desenvolvimento somente das habilidades cognitivas não prepara as crianças e os jovens para os desafios da sociedade atual.

   É cada vez mais necessário pensar na integralidade dos indivíduos, inclusive crianças e adolescentes. “Para tanto, o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, como colaboração, resiliência, perseverança, tomada de decisão, esforço, honestidade, empatia é imprescindível para o enfrentamento dos desafios ao longo da vida”, completa Daniela.

   A coordenadora de Formação nos lembra, ainda, sobre a importância de as instituições de ensino desenvolverem uma matriz de competências e habilidades socioemocionais para nortear o trabalho em sala de aula.

   A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) serve de grande apoio neste sentido. Ela enumera as 10 habilidades socioemocionais que devem ser desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: 

  1. Colaboração para a construção de uma sociedade solidária.
  2. Exercício da análise crítica e da curiosidade.
  3. Desenvolvimento do senso estético.
  4. Expressão de ideias e sentimentos.
  5. Utilização de tecnologias digitais de comunicação e informação.
  6. Valorização da diversidade de saberes e de vivências culturais.
  7. Promoção dos direitos humanos e da consciência socioambiental.
  8. Cuidado da saúde física e emocional.
  9. Exercício da empatia e do diálogo.
  10. 10. Tomada de decisões e ações responsáveis.
  •  Como as competências socioemocionais são avaliadas?

   Estamos acostumados com a avaliação de competências cognitivas nas disciplinas, através de provas e trabalhos escolares.

   Entretanto, no caso das habilidades socioemocionais, a autoavaliação dos alunos é um processo importante.

   Como Daniela Diniz explica, “a autoavaliação com os alunos permitirá a reflexão sobre como eles se percebem nas habilidades socioemocionais desenvolvidas na série, objetivando também uma reflexão dos educadores sobre o que será necessário retomar.”

  •  Qual a importância das habilidades socioemocionais?

   Apesar de se distinguirem dos currículos tradicionais que conhecemos nas últimas décadas, as habilidades socioemocionais são imprescindíveis para crianças e jovens de hoje.

   Isso é pontuado inclusive pelo Fórum Econômico Mundial. No relatório “O futuro do trabalho”, de 2016, o órgão da ONU listou nove habilidades essenciais para os profissionais do futuro. Mais precisamente, a partir de 2020.

   Dessas nove habilidades necessárias para o atual mercado, seis são consideradas derivadas das competências socioemocionais. São elas:

 

 

  • Como o Magnum estimula as habilidades socioemocionais?

   Com base nas principais referências de avaliação externa do País, o Colégio Magnum possui uma matriz que define as habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas nos alunos em cada ano escolar.

   Segundo Lana Medeiros, coordenadora de Formação do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, há uma grande dedicação para que essas habilidades sejam trabalhadas de maneira intencional. Ela relata que, mesmo durante o período de aulas remotas, a proposta foi mantida. “Inicialmente, os alunos tinham aulas postadas no Magnum-SOL. Posteriormente, passaram a ter uma aula semanal ao vivo, e temos tido relatos sobre o quanto essa iniciativa tem feito bem aos alunos. As habilidades socioemocionais são abordadas através de recursos como apresentações de slides, vídeos, Sways e Flipgrids e outros”, conta Lana.

   É importante lembrar que estimular esses tipos de habilidades não faz com que as competências cognitivas sejam deixadas de lado. Elas são desenvolvidas lado a lado.

   Como explica a gestora de Ensino do Colégio Magnum, Cláudia Naves, “há evidências que mostram que ações planejadas intencionalmente, para possibilitar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, modificam o comportamento do aluno e melhoram o aprendizado acadêmico, provavelmente porque causam mudanças nessa área socioemocional.”

   Cláudia Naves também recorda das palavras de Paul Tough, especialista em educação. O pesquisador destaca que o sucesso na vida adulta não está necessariamente ligado à inteligência. Há também uma influência determinante do caráter, e neste, por sua vez, assim como outras competências socioemocionais não são fixas ou inatas. Elas precisam também ser ensinadas, aprendidas e praticadas em casa, com a família, e no ambiente escolar.

   Pioneiro no desenvolvimento de habilidades socioemocionais com os alunos, o Colégio Magnum está desde 2015 discutindo e definindo seu currículo, para trazer um ensino de qualidade e uma formação integral de seus alunos, incluindo essas habilidades socioemocionais.

   Com a educação socioemocional, os alunos do Magnum Cidade Nova desenvolvem sua autonomia, o respeito, a consciência política, a alteridade, o senso de justiça, a responsabilidade, a solidariedade, a compaixão, a colaboração, a comunicação assertiva, a empatia, o acolhimento, a gentileza, a disciplina, a proatividade, o esforço, a criatividade, o autocuidado, a autoconfiança, a autoestima, a perseverança, a resiliência, a curiosidade, o autoconhecimento, entre outras.

   O desenvolvimento da espiritualidade cristã também faz parte do dia a dia do Colégio Magnum. Para saber mais, leia os artigo especial sobre o assunto:  Vivência da Espiritualidade Cristã na Escola.