COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA
UMA ESCOLA COMPLETA

Boletos 2022

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA
UMA ESCOLA COMPLETA

Boletos 2022

Notícias  

Conheça 4 passos para participar da vida escolar dos seus filhos

16 dezembro 2021

Durante o desenvolvimento das crianças e adolescentes, a participação dos pais e familiares na vida escolar é fundamental. Além de oferecer uma série de vantagens a esses indivíduos, ela possibilita uma educação mais efetiva e alinhada com os objetivos das famílias.

De acordo com Andréa Abreu de Paula, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magnum, o início da vida escolar é marcado por novidades e, diante delas, é normal que as crianças sintam medo e insegurança. E os pais, que também estão passando por um processo de adaptação, ao se inserir na vida escolar, precisam se sentir mais seguros e acolhidos.

Desse modo, conseguem transmitir a segurança e a sensação de pertencimento aos seus filhos. Portanto, quando a escola se mostra aberta ao diálogo e acessível às famílias, todo o processo educacional acontece com mais tranquilidade. No entanto, para que esse trabalho seja efetivo, é necessário que os familiares também queiram se inserir no cotidiano dos filhos.

As vantagens de participar da vida escolar dos seus filhos

Para além de uma transição mais facilitada e de uma maior adaptação ao ambiente escolar, a participação dos familiares na vida escolar dos filhos oferece outros benefícios. Alguns exemplos seriam:

• Maior proximidade e intimidade entre familiares e crianças;
• Maior segurança e amparo para que as crianças enfrentem desafios;
• Aumento da motivação estudantil;
• Melhora da disciplina.

Para Andréa Abreu de Paula, a parceria entre a família e a escola é um dos principais elementos para uma educação de sucesso. Esses dois grupos devem estar em constante sintonia, e ter como objetivo final o desenvolvimento das crianças.

De acordo com a BNCC, uma educação que tenha como base o cuidado e que acolha diferentes vivências estimula a criação de competências e habilidades importantes. E, durante esse processo, o apoio e a presença dos pais é fundamental para que as crianças se sintam seguras para avançar nas suas trajetórias educacionais.

4 passos para participar da vida escolar dos seus filhos

Pensando na importância e nos incontáveis benefícios de participar ativamente da vida escolar das crianças, criamos uma lista com 4 passos para ajudar pais e familiares nesse processo.

É claro que os itens indicados devem ser adaptados aos contextos de cada família, assim como às necessidades de cada criança. No entanto, acreditamos que eles possibilitarão uma maior presença familiar no espaço educacional.

1. Esteja presente no ambiente escolar

Para que a sua participação na vida escolar seja efetiva, você precisa estar presente. E isso pode acontecer de várias formas. Algumas dicas são:

• Compareça às reuniões escolares ou marque horários alternativos, quando não puder ir;
• Comunique-se diretamente com a escola, mantendo-se a par do calendário, dos eventos, dos trabalhos etc.;
• Conheça os professores, coordenadores e diretores, quando possível;
• Participe de eventos escolares, como feiras, festivais, competições etc.

Dessa maneira, pais e familiares se tornam mais inseridos no cotidiano das crianças e entendem melhor as dinâmicas da escola. Além disso, conseguem acompanhar o desempenho de seus filhos, o que os ajuda a ter uma maior dimensão de suas dificuldades e facilidades.

Por fim, a presença no ambiente escolar promove um melhor relacionamento entre família e escola, pais e professores. E quanto melhor a comunicação entre essas partes, mais fácil é trabalhar juntos para o desenvolvimento infantil.

2. Converse com a criança sobre o dia a dia dela

Perguntar às crianças sobre o seu dia é uma ótima forma de inserir pais e familiares no cotidiano. Além disso, estimula o diálogo entre eles, fazendo com que os momentos em que estão juntos sejam usados para dividir experiências, emoções e afeto.

O diálogo também é uma forma de entender as dinâmicas às quais as crianças estão expostas. O dia a dia na escola nem sempre é marcado apenas por experiências positivas, e uma forma dos pais estarem mais presentes na vida escolar dos filhos é ajudando-os a lidar com os momentos difíceis.

Auxiliar a criança na resolução de conflitos, validar suas emoções ou observar situações de estresse pode ajudá-la a se desenvolver de modo saudável. Além disso, proporciona às famílias um momento de segurança e amparo.

3. Monte um espaço próprio para o estudo

Pais e familiares também podem participar da vida escolar dos seus filhos construindo com eles um ambiente de estudo. Separar um lugar da casa para que esse momento aconteça auxilia na concentração e ajuda a criança a entender que aquela tarefa é importante. Além disso, ao lado dos pais, essa criação pode ser mais divertida.

Lembre-se de que um bom ambiente de estudos é aquele que é:

• silencioso;
• longe de distrações, como videogames ou computadores;
• iluminado;
• confortável.

Durante esse processo, também não se esqueça de permitir que a criança opine e participe ativamente. Ouça o que ela tem a dizer. Afinal, aquele espaço é para que ela se sinta à vontade para estudar.

4. Ajude a criança com os trabalhos de casa

Nós já sabemos que ajudar a criança não equivale a fazer os trabalhos por ela. No entanto, esse momento de estudo pode ser uma oportunidade de estreitar os laços entre familiares e crianças. Além disso, pode servir como um ótimo incentivo ao estudo.

Em vez de resolver as questões diante das quais a criança teve dificuldades, ajude-a a procurar pelas respostas. Façam pesquisas juntos, explorem livros e a internet. Esse é um bom momento, inclusive, para notar como a criança usa os meios digitais para complementar o ensino da escola e, se necessário, guiá-la até os sites confiáveis.

Também é importante ficar por perto e perguntar sobre as tarefas de casa, mesmo quando a criança não manifesta dificuldades. Isso faz com que ela mantenha em mente que realizá-la é sua responsabilidade e que, se for preciso, um familiar estará pronto para auxiliá-la.

Seguindo esse passo a passo, será mais fácil participar da vida escolar dos seus filhos. Lembre-se de que esse processo não é linear e que, embora tenhamos outras responsabilidades, estar presente é uma forma de manter a criança segura e confiante ao longo da sua trajetória educacional.

Por fim, é importante manter em mente que participar da vida das crianças não significa cobrar resultados. Estes virão, mas o processo que leva até eles é muito mais importante. Erros e notas baixas fazem parte da vida estudantil de todos os alunos e representam oportunidades de crescimento. Por isso, acompanhe a criança durante todo o percurso!