COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Enem 2021: tudo o que você precisa saber

10 setembro 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) manterá as mudanças de segurança, devido à pandemia da Covid-19, para a edição deste ano. O Enem 2021 conta com mais de 3,1 milhões de inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e acontece nos dias 21 e 28 de novembro.

Em 2020, a pandemia foi uma das principais motivações para o recorde de abstenção da prova. Ainda de acordo com o Inep, mais de 50% dos candidatos faltaram nos dois dias de avaliação. A expectativa do Inep é de que o Enem 2021 tenha menos desistências.

Para o coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio Magnum, Marco Antônio Guariento Barbosa, esse cenário ainda é de muitas incertezas. Por isso, para fazer uma boa avaliação, o acolhimento dos estudantes é tão importante quanto a preparação didática.

As particularidades do Enem 2021

Antes de falarmos sobre as dicas práticas para o Enem, vamos lembrar que os efeitos emocionais do cenário pandêmico requerem alguns cuidados especiais. Com o isolamento social, os estudantes ficaram impedidos de frequentar espaços com convívio público, o que afeta a saúde mental.

Para Marco Antônio, a preocupação com a saúde mental é um dos aspectos mais importantes para este momento: “uma coisa é fato: a saúde mental e o equilíbrio emocional foram muito afetados não só pela ausência de aulas presenciais, mas pela própria falta do convívio social”, afirmou o coordenador.

É preciso considerar também as individualidades. Cada estudante conviveu com uma dificuldade específica nesse momento de isolamento. Por isso, para Marco Antônio, uma das principais ações deve ser trabalhar o acolhimento. No Colégio Magnum Cidade Nova, oferecemos plantão psicológico. “Além disso, nossos educadores estão mais atentos à saúde mental dos alunos”, reforça Marco Antônio.

Ele lembra que o Enem tem provas muito complexas, logo, se o estudante não estiver preparado, ficará desmotivado. Para o período da pandemia não afetar a preparação dos estudantes, o Colégio investiu em tecnologia e formação da sua equipe de educadores. “A escola investiu muito em tecnologia para os estudantes acompanharem as aulas em tempo real e de suas casas; utilizamos a mesma carga horária por meio de ferramentas digitais; tudo isso junto com a capacitação dos professores. O engajamento de estudantes e dos docentes foi muito importante”, afirma o coordenador.

Dicas para mandar bem no Enem 2021

Mas, mesmo diante de um cenário de tantas incertezas, é possível desempenhar o seu melhor e diminuir o nervosismo por meio de algumas dicas práticas:

1. Aumentar a autoconfiança
Para Marco Antônio Guariento, é preciso trabalhar a autoconfiança. Uma das maneiras de fazer isso, é confiando na sua preparação.
Resolver edições anteriores do Enem fortalece a confiança, pois é possível “conhecer melhor a avaliação, a forma como os conteúdos são aplicados”, indica.

2. Criar uma rotina de estudos
Para manter o foco, o coordenador revela que “é bom ter um planejamento, passando por todas as disciplinas, um método de estudo que aponte para a matriz de referências das provas.
No Magnum, o aproveitamento do aluno é acompanhado de perto. Além das avaliações, o Colégio manteve iniciativas de interação, como o momento do intervalo e o diálogo aberto com os professores. Dessa forma, buscou-se amenizar os desafios do sistema híbrido para o estudante do Ensino Médio.

3. Organização
Chegando tão próximo da avaliação, é importante que o candidato se organize para conseguir rever os conteúdos necessários. Uma dica é reforçar essa revisão nos conteúdos em que o candidato ao Enem teve menor índice de aproveitamento nas avaliações.

4. Ter um espaço para estudar
Para conseguir desenvolver as dicas anteriores, é fundamental ter um espaço reservado para estudar. Cada estudante vai estabelecer o seu local, conforme a possibilidade, mas é importante procurar um espaço mais reservado e silencioso.
Para diminuir os impactos com os ruídos de outras pessoas, uma possibilidade é utilizar fones de ouvido, colocando uma música baixa e sem letra. O som ajuda na capacidade de concentração, melhorando a assimilação de conteúdos.

5. Procurar por vídeos e podcasts
Com os canais do YouTube e o crescimento dos podcasts, o processo de aprendizado ganhou fortes aliados. É possível aprimorar o entendimento de conteúdos, acompanhando canais que abordem assuntos e temáticas que vão ser cobrados pelo Enem.
Os vídeos e os podcasts oferecem aos estudantes maneiras de desenvolver outras formas de entender o conteúdo, por meio de imagens, sons, outras explicações e didáticas.
Para isso, é fundamental fazer uma análise prévia do canal, afinal, ao mesmo tempo que existem conteúdos informativos nas redes, há também muita desinformação.

6. Utilizar as redes sociais para aumentar o conhecimento
As redes sociais são excelentes para se conectar com as pessoas, principalmente no momento em que vivemos. Mas o Instagram não serve apenas para postar fotos e interagir com os amigos, é possível encontrar perfis que falam sobre diferentes temas, como Física, Química, Matemática, Português e Redação.
Se você tem o hábito de dar like nas fotos de amigos e conhecidos, nada melhor do que seguir influenciadores educacionais. Pessoas que são graduadas em diferentes áreas do conhecimento e que usam a plataforma do Instagram para propagar conhecimento. Assim, estudar fica até mais divertido.

7. Levar caneta esferográfica preta, cartão de identificação e documento pessoal
Como dica final, é importante não esquecer o que pode e o que não pode ser levado para a sala de aula no momento de fazer o Enem. Por exemplo, a caneta precisa ser de material transparente e na cor preta. Além disso, não esqueça o número de inscrição e o documento de identidade com foto — o original.
Para o Enem 2021, a máscara facial é de uso obrigatório, por isso, não deixe de levar unidades extras para trocar, conforme recomendações das entidades sanitárias.
Os equipamentos eletrônicos não poderão ficar com você durante a aplicação da prova, por isso, nada de levar calculadoras e outros itens parecidos.

O Enem 2021 será aplicado em todo o território nacional e é a porta de entrada para as principais universidades públicas do País. Conseguir fazer a avaliação com o máximo de atenção e dedicação é importante para se sair bem.

Agora que você conferiu nossas dicas para mandar bem no Enem, continue a sua visita no blog para novos conteúdos.