COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Entenda a relevância das Unidades Eletivas ofertadas pelo Magnum em 2021

19 agosto 2021

A razão de muitas famílias buscarem o Colégio Magnum para seus filhos é a multiplicidade da formação. Além de focar no desenvolvimento intelectual de nossos alunos desde a primeira infância, faz parte de nossa missão inserir o aprendizado de habilidades práticas e socioemocionais, além de preparar os alunos para a vida adulta, como cidadãos conscientes.

                Para isso, a equipe pedagógica busca estar sempre à frente com novas tecnologias, inovações do ramo da educação e propostas que possam complementar e agregar conteúdo para a comunidade educativa.

                Uma das formas de fazer essa complementação é a adição de Unidades Eletivas ao currículo do Ensino Médio, isto é, grupos especiais de alunos que, além da grade curricular obrigatória e os diferenciais do Magnum, também têm acesso a mentorias, aulas e grupos de estudo de temáticas especializadas.

                O objetivo é oferecer uma variedade de opções para aguçar a curiosidade e desenvolver habilidades para o futuro profissional. Dessa forma, o apoio institucional funciona como alavanca para que os alunos tenham espaço de desenvolver seus interesses de forma mais direcionada aos seus objetivos depois do Ensino Médio.

 

A criação de atividades complementares

 

A reforma do Ensino Médio foi proposta e aprovada, por meio da Lei 13.415 de 2017 que atende à necessidade de revisão do modelo curricular do Ensino Médio sem um modelo padrão. Cabe a cada escola desenvolver suas formas de oferta em atividades complementares.

 

Com base nessa premissa, desde 2019, o Colégio Magnum manteve a mesma grade curricular para o Ensino Médio e vem oferecendo, de forma optativa e em caráter experimental, as Unidades Eletivas. Existe aí um objetivo para além do educacional, que é a valorização da autonomia do aluno. Os estudantes podem exercer escolhas de acordo com seu projeto de vida, interesses e necessidades pedagógicas.

 

Para as Unidades Eletivas oferecidas em 2021, os estudantes tiveram um papel importante na escolha dos temas que complementam a sua formação.

 

 

Como acontece?

 

Como parte do Habilidades para a vida, as Unidades Eletivas funcionam como disciplinas extraclasse, oferecidas para complementar a matriz curricular e permitir que o aluno desenvolva habilidades e competências, por meio de uma aprendizagem ativa e contextualizada. Cada semestre, o aluno tem a oportunidade de escolher uma das cinco unidades, somando essa experiência como ferramenta para a resolução de problemas do mundo contemporâneo.

As Unidades Eletivas têm carga horária de 16 horas por semestre, distribuídas em 8 encontros, exceto a Unidade Eletiva Medicina, que é ofertada em 32 horas, distribuídas em 16 encontros. Para participar das atividades em 2021, os alunos interessados fizeram inscrição na plataforma Magnum-SOL.

 

O que cada Unidade Eletiva oferece aos alunos?

 

O Colégio Magnum Cidade Nova acredita que sua visão educacional é a formação de jovens críticos e autônomos, entendendo a crítica como a compreensão formada dos fenômenos naturais e culturais, e a autonomia como a capacidade de tomar decisões fundamentais e responsáveis.

                É importante, então, que o ambiente da escola proporcione ferramentas para que os alunos possam desenvolver essas competências e sua cidadania completa, criando boa convivência, valores e habilidades socioemocionais. A aprendizagem ativa e focada no mundo contemporâneo é a prioridade nesse processo

                Para contemplar essas necessidades, as Unidades Eletivas foram divididas nas áreas em que os alunos gostariam de desenvolver novas habilidades, ter aprendizado prático e ainda encontrar oportunidade de socialização com outros estudantes que tenham os mesmos interesses, além de profissionais da área. Em 2021, as opções oferecidas são:

               

Educação Financeira

 

O objetivo desta unidade é garantir que os alunos tenham os conhecimentos necessários para gerir, planejar e organizar seu dinheiro, para que estejam equipados como cidadãos. Nessa modalidade, eles aprendem noções de orçamento familiar, finanças pessoais, renda ativa e passiva, investimentos em renda fixa e variável e planejamento para o futuro.

O mentor da área é o profissional Bruno Leite, que busca dividir o conhecimento, para que os alunos tenham informações importantes que orientem suas decisões financeiras.

 

 Cinema

 

O cinema tem grande relevância cultural e social, além de ser uma ótima forma de entretenimento. Os alunos que optaram por esta Unidade Eletiva recebem mentoria de Renato Duarte, e aprenderão sobre a história do cinema nacional e internacional, seu impacto na sociedade, tendo ainda a oportunidade de realizar atividades práticas.

 

 

 Medicina

 

Tendo como mentores Bruno Campos e Paula Chiaretti, os alunos que se interessam pelo curso de Medicina têm um programa de Unidade Eletiva baseado na necessidade de ampliar os horizontes e auxiliar no difícil processo de vestibulares concorridos. O programa visa estimular os estudos, proporcionando também que os alunos tenham contato com outros vestibulandos, além de conversas sobre a profissão, a História da Medicina e sua relação com a sociedade.

Os participantes têm ainda a oportunidade de conversar com ex-alunos do Magnum que hoje são estudantes de Medicina, para dialogar sobre possibilidades e desafios.

Saiba mais aqui

Projeto de Vida e Carreira

 

Escolher a carreira para o futuro não é uma tarefa fácil na adolescência. Esta Unidade Eletiva traz temáticas como mercado de trabalho, autoconhecimento, áreas de atuação, profissões e sua relação com diferentes projetos de vida e carreiras.

Nesta unidade, as reflexões e atividades levam o aluno a um processo de profunda avaliação, no qual ele resgata conhecimentos fundamentais, para que conheça as variadas possibilidades e faça a sua escolha profissional com assertividade e consciência.

 

Quer saber mais sobre as Unidades Eletivas? Leia aqui.

Galeria de Imagens