COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Escola oferece atividade bilíngue para o aprendizado do Inglês na prática

27 agosto 2020

Escola oferece atividade bilíngue para o aprendizado do Inglês na prática

A escola com formação bilíngue em Inglês proporciona um melhor desenvolvimento por meio da vivência no segundo idioma, sobretudo quando aplicada na Educação Infantil. Atividades multidisciplinares e que aguçam a curiosidade das crianças enriquecem essa formação. Com essa metodologia, o vocabulário em Inglês e a compreensão da língua fazem parte da rotina dos pequenos. 

Milhões de pessoas falam Inglês no mundo todo. E outras tantas ainda precisam entender que perderam sim oportunidades acadêmicas e profissionais por não terem tido uma formação bilíngue. O Inglês é considerado conhecimento básico no mundo corporativo. Cada vez mais contrata-se quem é fluente não só nessa, como também em outras línguas. Por exemplo: mandarim, francês, alemão. 

Quanto mais cedo uma pessoa começar a ter familiaridade com o Inglês, mais fácil tende a ser o aprendizado. No Colégio Magnum Cidade Nova, promovemos experiências no idioma, para oferecer o Inglês com bases fortes, desde a Educação Infantil. A formação é desenvolvida para os alunos fazerem o exame Cambridge First, mais conhecido como FCE, até a 2ª Série do Ensino Médio.  

Escola parceira bilíngue da Universidade de Cambridge

O Colégio Magnum Cidade Nova é Cambridge Bilingual Partner (Parceiro Bilíngue de Cambridge), chancela recebida em 2019, em função da alta qualidade do programa de Inglês. Esse título proporciona suporte, consultoria e treinamentos tanto por parte da editora da Universidade de Cambridge (Cambridge University Press) quanto pelo seu departamento de exames de proficiência em Inglês (Cambridge Assessment English). 

De acordo com Lilian Montalvão, professora e consultora de Língua Inglesa, essa chancela é um selo de qualidade. “Já trabalhávamos com a assessoria e o material didático de Cambridge e, com essa chancela de parceiro bilíngue, a universidade inglesa nos destacou pelo bom trabalho”, afirma. 

Cambridge é a segunda universidade mais antiga da Inglaterra, atrás apenas de Oxford. Abrigou em 800 anos de história alguns dos maiores pensadores. Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução das Espécies, Isaac Newton, gênio da Física, e Francis Bacon, criador do método científico, passaram por Cambridge. 

Atualmente, a universidade tem mais de 22 mil alunos, incluindo cerca de 5.500 alunos estrangeiros, de mais de 100 nacionalidades. São 31 faculdades e 150 departamentos.  

Interdisciplinaridade no Inglês

“Quanto mais cedo a criança tiver vivências significativas na Língua Inglesa, mais aberta ela estará para o desenvolvimento do idioma. Na Educação Infantil, o Colégio Magnum Cidade Nova tem como diferencial integrar o Inglês com aulas dos professores especializados e os regentes. E, no Ensino Fundamental, desenvolvemos projetos que trabalham conteúdos de outras áreas do conhecimento e também habilidades socioemocionais em Inglês”, explica Lilian Montalvão. “Na Educação Infantil, o Inglês está integrado com todos os campos de experiência. Isso porque é a porta de entrada para o segundo idioma. A criança amplia experiências”, acrescenta.  

   Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Infantil contempla o trabalho com cinco campos de experiência: 

  •  O eu, o outro e o nós: visa à construção da subjetividade e da identidade da criança. São trabalhados o autoconhecimento, a interação com professores e colegas e a diversidade cultural. 

  • Corpo, gestos e movimentos: objetiva a construção das referências, para a criança ocupar o espaço com o corpo, e variadas formas de movimento. Narrativas de teatro e de literatura integram esse campo. A música e a dança também são exploradas como linguagens artísticas e culturais.

  • Traços, sons, cores e formas: são trabalhadas a ampliação do repertório musical do aluno, preferências artísticas e expressão corporal, escuta ativa, criação de melodias e o contato com linguagens visuais. 

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação: foco na linguagem oral e a comunicação da criança em situações de interação social. Destaca as experiências com leituras de histórias e linguagem escrita. Integram esse campo ainda as cantigas, jogos cantados, conversas. 

  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações: visa favorecer a construção das noções de espaço, a partir do corpo da criança. Trabalha noções de tempo e ideias de causalidade, a partir de objetos e situações.  

Formação escolar bilíngue em Inglês 

Somos muito mais do que uma escola com carga horária estendida de Inglês. No Magnum, ajudamos as crianças a ampliarem as experiências em Inglês, de forma prática. “Na Educação Infantil, as crianças vivem experiências como atividades de Matemática, Educação Física, Artes, Ensino Religioso e Música em Inglês. Além das aulas do idioma propriamente ditas, ao longo da semana, as crianças vivenciam experiências de outras áreas do conhecimento em Inglês, ampliando o seu repertório linguístico”, afirma Lilian Montalvão. 

O ensino integrado do Inglês com conteúdos de outras áreas do conhecimento é chamado CLIL, ou melhor, Content and Language Integrated Learning. A proposta é uma alternativa ao método tradicional de ensino, focado apenas no ensino técnico do idioma. Isto é, o Inglês não é ensinado apenas na aula de Inglês, mas incorporado às outras disciplinas e atividades da escola. A nossa metodologia usa a interdisciplinaridade do modelo CLIL. 

Atividades bilíngues na Educação Infantil 

Lilian Montalvão destaca que a vantagem de intensificar as experiências no idioma desde a primeira infância se dá, porque o cérebro da criança e sua atenção estão mais “disponíveis”. Isso ocorre porque, além de estimular o desenvolvimento de uma série de funções cognitivas na criança, elas são naturalmente mais abertas e disponíveis para qualquer tipo de aprendizado. “A criança não tem a preocupação de querer entender cada palavra em Inglês. Isso começa a acontecer anos depois. Quando nova, ela se concentra em compreender o sentido do que é dito, isto é, se concentra exatamente na função social da língua. Então, desenvolve as habilidades no idioma com mais facilidade”, diz. 

No caso do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Magnum Cidade Nova, intensificamos o desenvolvimento da língua em todas as suas dimensões e seguimos com a abordagem CLIL por meio de projetos. Além disso, preparamos os alunos para os exames de proficiência de Cambridge, a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental. 

Por que estudar Inglês na escola? 

  1. Ajuda o cérebro a funcionar de outra maneira, deixando a pessoa mais inteligente. Aprender um novo idioma modifica a estrutura do cérebro responsável pela memória e pensamento consciente. O Inglês e a habilidade de ser bilíngue mantêm a concentração, a criatividade e podem ajudar em testes padronizados de idioma. 

  2. Aprender Inglês suficientemente para pensar, falar e compreender pode abrir portas para estudar em universidades pelo mundo. Um teste de Inglês bem-sucedido indica as faculdades de países de Língua Inglesa e que o aluno está pronto e tem proficiência. 

  3. O mercado de trabalho e o mundo estão globalizados. Ter fluência no idioma Inglês ajudará a ser um profissional mais completo e requisitado. Tendo uma boa conversação, o aluno poderá, em seguida, aprimorar a capacidade de falar sobre assuntos técnicos. A Internet conecta empresas, ideias e pessoas em todo canto do planeta e o Inglês ainda é o idioma dominante, universal.