COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Estamos vivendo em cavernas?

13 dezembro 2019

O “Mito da caverna” é uma metáfora em que o filósofo Platão destaca a ignorância dos seres humanos em certos momentos. No mito, as pessoas que estão dentro da caverna não acompanham a realidade como ela é, apenas assistem às sombras, enquanto estão acorrentados.

Em um certo momento, um dos prisioneiros consegue se libertar e sair para o exterior da caverna. Mas, em consequência de seu espanto por vivenciar a realidade como ela é, decide voltar e ficar junto aos que estão acorrentados.

A caverna simboliza a situação em que os seres humanos vivem, enquanto as correntes representam a ignorância, fazendo com que fiquem aprisionados em pensamentos limitados.

Na aula de História, os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental foram desafiados a construírem uma releitura da “Caverna de Platão”, em um contexto atual, utilizando materiais recicláveis. Ao realizarem a atividade, os alunos aprenderam conceitos relativos ao homem e ao seu desenvolvimento no tempo, próprios da disciplina de História.

Os alunos concluíram que ainda existem, figurativamente, prisioneiros em alguma caverna, como descreveu Platão. Ou seja, existem indivíduos na atualidade que, alienados e iludidos, se colocam nesta condição, por vontade própria.

Portanto, é fundamental perceber e problematizar vícios do homem atual como parte da formação dos alunos, para que eles se tornem agentes transformadores da sociedade.

Quer saber mais sobre o ensino do Colégio Magnum? Venha nos visitar.
Acesse: magnum.com.br/visite-o-colegio

Galeria de Imagens