COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Filosofia agostiniana em escola cristã de Belo Horizonte

23 setembro 2021

O Colégio Magnum tem sua missão educacional e filosofia baseadas nos ensinamentos de Santo Agostinho. Filósofo, ele viveu durante o século IV, onde hoje fica a Argélia, e estudou sob conceitos pagãos e da Grécia Antiga. Seu foco era em lógica e filosofia, o que fez com que ele se tornasse um professor reconhecido em seu tempo.

Muito dedicado ao conhecimento, ele se converteu ao Cristianismo na vida adulta e encontrou uma forma de explorar seus conhecimentos sob a ótica religiosa. Foi bispo de Hipona até o fim da vida.

A educação proposta por Santo Agostinho é caracterizada pela busca da verdade, em um processo de interiorização do indivíduo que lhe permite sair de um estado de ignorância e chegar à contemplação de Deus.

Com notável influência platônica, para Santo Agostinho, a educação é uma caminhada de purificação moral e exercitação intelectual. Nesse sentido, o filósofo e religioso atribui ao mestre o fundamental papel de estimular os alunos a se voltarem para seu interior e, assim, terem condições de chegar ao verdadeiro conhecimento.

O que diz a filosofia de Santo Agostinho?

Santo Agostinho era defensor da ideia de predestinação divina, ou seja, de que a vida humana era guiada pela vontade de Deus. Assim, ele pregava a utilização da razão e de ciências como a filosofia e a psicologia para encontrar a verdade e viver de uma forma condizente com a vontade divina.

“Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.”

Santo Agostinho foi autor de diversos livros e utilizou seu conhecimento para integrar os estudos com a fé. O mote da filosofia agostiniana não era apenas encontrar a verdade cristã pela fé, mas estudar para entender melhor sua relação com a fé.

Ele acreditava, portanto, na manutenção de uma busca incessante pelo conhecimento, da ciência, de Deus e de si mesmo, e acreditava que esse era o caminho para viver uma melhor vida cristã.

O célebre autor também acreditava no poder da comunidade cristã e na formação de alianças e celebração do amor ao próximo como expressão da fé e construção de uma sociedade mais justa.

“A medida do amor é amar sem medida. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. ... Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.”

Como ela é vista e aplicada hoje?

Ainda hoje, Santo Agostinho é considerado um dos filósofos mais importantes dos ideais cristãos. Santo Agostinho promoveu em sua obra a dedicação ao conhecimento e à comunidade como forma de edificação pessoal e melhoria da sociedade.

Além do amor a Deus, ele promoveu a busca por ética e justiça:

"A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las."

Nesse contexto, é possível pensar na filosofia agostiniana como um impulso para o estudo da ética e da justiça social.

Diante da desigualdade e do sofrimento, Santo Agostinho nos ensina a aprender e exercer nossos valores diariamente. De acordo com o filósofo, é somente assim que haverá mudanças necessárias na mente e na sociedade.

Colégio Magnum e a filosofia agostiniana

Como adeptos da filosofia agostiniana, os educadores do Colégio Magnum buscam inserir esses diálogos dentro e fora da sala de aula.

No âmbito educacional, podemos honrar Santo Agostinho com dedicação aos estudos e ampliar o conhecimento, mas também é possível inserir a ética e a busca pela justiça e pelo amor no ambiente escolar.

Parte da missão educacional do Magnum é incentivar o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Com o objetivo de que eles se tornem cidadãos completos e comprometidos em criar uma sociedade mais justa, promovemos atividades que desenvolvem a empatia, a solidariedade e o amor ao próximo.

De ONGs a grupos espirituais, favorecemos oportunidades para ampliar os horizontes e melhorar, por meio da educação, a vida do próximo.

Para contar mais sobre o papel da filosofia agostiniana no Colégio, elaboramos um conteúdo especial nas redes sociais. Alunos, ex-alunos, professores e familiares contam sobre o impacto de Santo Agostinho em suas vidas.

Confira:
Depoimento do nosso ex-aluno Mikail, que atualmente é padre da Arquidiocese de Brasília.

Depoimento do professor Anselmo Teixeira, coordenador de Ensino Religioso.

Depoimento do responsável da Espiritualidade Cristã Magnum, Breno Almeida.

Depoimento da família da aluna Laura Carvalho.

Gostou de saber mais sobre Santo Agostinho? Então, aproveite para oferecer a seu filho uma escola de Belo Horizonte que tem a filosofia cristã como base. Matrículas abertas.