COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Guia para você melhorar seu desempenho em Matemática

28 julho 2020

Guia para você melhorar seu desempenho em Matemática

  "A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.”

   A frase, atribuída a Galileu Galilei (1564-1642), considerado o pai da ciência moderna, continua fazendo completo sentido. Prova disso é que seu aprendizado é essencial para as pessoas entenderem conceitos de inúmeras áreas, como economia, física, química, biologia, sociologia, psicologia, composição musical, coreografia, arte, esporte, entre outras.

   A Matemática está também ligada ao exercício da cidadania, à resolução de problemas comuns a todos os seres humanos e à inserção profissional no mercado de trabalho. Ou seja, ela está em todos os lugares e precisamos entendê-la como uma aliada, como uma ferramenta para explorarmos o mundo.

   No Colégio Magnum Cidade Nova, os professores de Matemática de todos os segmentos de ensino estão sempre empenhados em fazer com que essa disciplina possibilite que os alunos ampliem seus horizontes culturais e estabeleçam relações com o mundo, conforme diz um dos tópicos de nosso projeto pedagógico.

   Conversamos com vários desses professores, do Ensino Fundamental I e II, e compartilhamos aqui algumas dicas que eles deram para os alunos melhorarem seu desempenho em Matemática. As orientações foram pensadas tanto para os alunos que têm facilidade com a matéria, quanto para aqueles que querem superar suas limitações na área.

   Contribuíram para a elaboração das dicas os professores Rosemeire Meinicke, Cristiana Silveira, Lídia Jorge, Renan Mendes de Araújo Souza, Eduardo Estêvão Machado e Gustavo Viggiano.

  

✅ A prática é fundamental

   Em primeiro lugar, livre-se de distrações. Estudar Matemática requer concentração. Por isso, na hora de estudar em casa, separe todo o material que você vai precisar e escolha um local tranquilo e silencioso. Mergulhe com dedicação nas atividades.

   Quando errar, faça o exercício novamente e aproveite para registrar qual a dúvida específica que você teve. Na hora de resolver um exercício, parta do princípio de que você sempre sabe alguma coisa. Busque na memória qualquer conhecimento que tenha sobre aquele tema e tente elaborar um pouco mais, agregando ideias e técnicas já conhecidas. Mas não tenha medo de tentar. Vencer o medo faz parte dos desafios dessa disciplina. Revise objetos de aprendizagem que foram estudados para que não fiquem lacunas no conteúdo.

   Repetir demais os exercícios nem sempre é o melhor caminho. A repetição é um passo importante no aprendizado da técnica, mas não ajuda muito quando estamos diante de situações novas. Entender a lógica por trás das fórmulas e as regras é uma ferramenta de raciocínio muito mais eficaz.

✅ Aprofunde seus conhecimentos

   Para quem tem facilidade com a Matemática e quer ficar ainda mais fera, uma dica interessante é assistir aos vídeos explicativos dos sites Matfic  e Khan Academy. Vale também navegar pelos sites Canguru de Matemática Brasil, Só Matemática  e Matematiquês.

   Utilizar diversas fontes e entender a fundo as demonstrações é importante para a fixação do conhecimento. Além disso, participe de olimpíadas e simulados. Essas atividades são estimulantes para que você possa analisar realmente o que sabe sobre o conteúdo.

 

✅ Sociabilize o conhecimento

   Entender as estratégias de resolução de outras pessoas e compartilhar as suas é fundamental para a resolução de situações problemas. Lembre-se de que Matemática se aprende de verdade não apenas exercitando, mas também fazendo discussões sobre seu funcionamento e argumentando sobre como se chegou à resolução de determinado problema.

   Clubes como os da OBMEP e fóruns matemáticos na Internet também são boas ferramentas para sociabilizar o conhecimento. Nesses espaços, você encontra ambientes interativos, nos quais é possível desenvolver, pesquisar e criar atividades que podem ser compartilhadas com quem realmente é amante dessa ciência e adora discutir estratégias de resolução de problemas.

 

✅ Aprenda com os seus erros

   Ao final de provas e avaliações, anote os conteúdos que você não conhecia ou não sabia resolver e leve as dúvidas para o professor. A revisão é muito importante, para que todo o processo de construção do conhecimento fique claro e você não prossiga com dúvidas.

 

✅ Não se preocupe com “decoreba”

É claro que algumas regras precisam ser decoradas, mas o fundamental é entender o que está sendo feito durante a resolução do exercício. Entender o processo é essencial para saber como agir diante de propostas e exercícios um pouco diferentes.

 

📌 Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Estamos também no InstagramFacebookLinkedinYouTube