COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Inglês na escola e o sucesso no exame de Cambridge: a importância de ser um aluno bilíngue

16 setembro 2021

Você já ouviu falar no exame de Cambridge? Ele é aceito e reconhecido em todo o mundo e mede o seu conhecimento e domínio da língua inglesa. Com um certificado de Cambridge, é possível conseguir bolsas de estudo em instituições de ensino renomadas e ótimas colocações no mercado de trabalho.

São diversos tipos de exames e você pode escolher qual está mais próximo do seu nível de inglês. O mais legal é que as crianças também podem fazer, como uma forma de incentivo e reconhecimento do desenvolvimento e aprendizado.

Por isso, o Colégio Magnum Cidade Nova foi pioneiro em Minas Gerais a estabelecer parceria educacional com a Universidade de Cambridge, em 2014. Somos Cambridge Bilingual Partners, centro preparatório e centro aplicador de exames da instituição britânica. Isso significa que nossos alunos se preparam, se inscrevem e podem fazer as provas de proficiência aqui mesmo.

Edmilson Mendonça, representante oficial de Cambridge, reforça o valor da parceria oficial. “Com essa parceria, tudo é feito dentro da escola: a preparação de forma brilhante que o Colégio já faz, as inscrições e a aplicação das provas. No Magnum, os alunos fazem uma prova de Inglês compatível com o seu conhecimento e faixa etária e recebem um diploma internacional, que vai abrir para eles as portas para o mundo”. Ele reforça que a certificação é reconhecida por mais de 26 mil instituições ao redor do mundo.

Quer saber mais como inserimos o Inglês na escola? Continue a leitura deste artigo.

Inglês na escola
Aprender Inglês na escola é uma vantagem, já que este idioma se tornou a principal língua para comunicação em todo o mundo. Dominar o idioma abre portas para acesso a universidades internacionais que oferecem bolsas de estudo para estudantes estrangeiros.

Para garantir uma formação acadêmica completa e seguir uma carreira de sucesso, é fundamental que o aluno tenha a oportunidade de vivenciar o inglês desde cedo. Afinal, na infância, a criança possui enorme capacidade de aprendizado, o que facilita a aquisição de conhecimento.

Nossos alunos convivem com a língua estrangeira desde o 1° Período da Educação Infantil, quando ainda precisam do auxílio da língua materna, e, a partir do 3° Ano do Ensino Fundamental, já contam com aulas 100% em Inglês. Nessa fase, são estimulados a falar em inglês o tempo todo. Já a preparação com foco nos exames de proficiência acontece a partir do 2° Ano do Ensino Fundamental e, no 4° Ano, os alunos estão aptos a fazer a primeira avaliação de Cambridge.

Saiba aqui como o Magnum emprega a formação bilíngue para o aprendizado do Inglês na prática.

Quais as vantagens da formação bilíngue?
Aprender Inglês na escola dá acesso a um mundo de descobertas que só uma criança bilíngue é capaz de entender. Com o domínio do Inglês, a criança pode:

• utilizar dispositivos tecnológicos em inglês;
• curtir livros, músicas e filmes em inglês;
• fazer amigos estrangeiros;
• ter sucesso futuro nos estudos e no trabalho.

Magnum e Cambridge: diferencial de resultados
A chancela da Universidade de Cambridge confere capacitação contínua de nossos professores e a qualidade do ensino da língua inglesa é comprovada pelos resultados alcançados por nossos alunos nas cerificações do parceiro internacional.

Nesse sentido, as provas e modelos de avaliação aplicados pelo Magnum durante o ano letivo, dentro da matriz curricular prevista pelo Ministério da Educação (MEC), são inspirados nos modelos de Cambridge.

No final do ano, os alunos Magnum passam por um simulado, uma avaliação externa, preparada com o apoio do Cambridge Assessment. A participação nessas provas não confere certificado, mas afere em qual estágio de preparação cada aluno está, de acordo com as habilidades linguísticas: compreensão e produção oral, compreensão textual e escrita. Todo esse processo de preparação possibilita aos alunos se tornarem bilíngues antes mesmo de ingressar no ensino superior.

Mas a parceria do Magnum com a Universidade de Cambridge não para por aí. Auxiliamos nossos alunos a comprovarem sua proficiência nos exames oficiais. Continue a leitura para saber como.

Exames oficiais de Cambridge no Magnum
Além da preparação de Inglês excepcional do Magnum, as famílias e o alunos podem optar por fazer os exames de proficiência de Cambridge dentro Magnum, uma comodidade a mais.

Para comprovar a proficiência em língua inglesa, os exames de Cambridge são a forma de avaliação mais comumente reconhecida pelas maiores instituições de ensino e grandes empresas ao redor do mundo. “Quando tiver seu certificado Cambridge English, você terá em mãos uma das qualificações em inglês mais valiosas do mundo. Esta é uma conquista da qual você realmente pode se orgulhar”, atesta Janaína Couto, consultora técnica do Programa de Inglês do Colégio Magnum Cidade Nova.

A consultora conta que, uma vez por ano, o Magnum aplica as provas de proficiência de Cambridge de acordo com o calendário da instituição estrangeira. Em 2021, as provas no Magnum estão agendadas para 9 e 11 de dezembro. O aluno Magnum conta com link exclusivo para fazer suas inscrições, divulgado no período de inscrição.

“No ano passado, não aplicamos as provas, devido à pandemia, mas em 2019 nossos alunos atingiram notas muito boas. Todos os alunos foram aprovados, 50% deles com notas máximas no nível mais elevado da avaliação”, conta Janaína.

A importância da proficiência atestada por Cambridge

Os certificados de proficiência em língua inglesa da Universidade de Cambridge são reconhecidos e aceitos por praticamente todas as instituições de ensino do planeta. Também são muito valorizados por empresas, governos e organizações. Eles provam que aquela pessoa possui domínio do inglês para viver, estudar e trabalhar em um país de língua inglesa. Por isso é tão importante ter o ensino do inglês na escola para uma formação bilíngue.

A consultora Janaína Couto explica que os exames de Cambridge abrangem várias faixas etárias, níveis de conhecimento e propósitos. “Eles são completos, pois testam as quatro habilidades linguísticas: speaking, listening, reading e writing em situações reais”. Ela também destaca que, ao contrário de outras provas de proficiência, o exame de Cambridge não possui validade. Assim, uma vez realizado, pode ser utilizado de forma vitalícia pelo detentor do certificado.

Os níveis do exame de Cambridge
Para fazer o exame de Cambridge é preciso saber primeiro qual exame está mais próximo do nível de inglês que o indivíduo domina. Mesmo com o certificado de conhecimento básico, é possível conquistar uma oportunidade. Empresas e instituições de ensino superior do mundo todo aceitam diversos exames de Cambridge.

As crianças também podem fazer os exames, para incentivar e estimular o aprendizado do inglês na escola. Quanto antes o estudante começar, mais cedo poderá tornar-se bilíngue. Veja abaixo quais são os principais exames de Cambridge:

B2 First (também conhecido como FCE - First Cambridge English): é o exame de Cambridge mais famoso. Ele prova que o aluno tem as habilidades linguísticas para viver e trabalhar de maneira independente em um país de língua inglesa. Também certifica a capacidade de estudar em cursos ministrados em inglês, por isso é aceito por muitas instituições de ensino superior no mundo. “O FCE é o exame que muitos almejam conquistar, ele abre portas para oportunidades acadêmicas e profissionais”, destaca Janaína Couto.

Alunos da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio do Magnum Cidade Nova são aptos para essa avaliação.

B1 Preliminary (também conhecido como Preliminary English Test - PET): é o exame de Cambridge para quem domina o básico. É preciso ter habilidades práticas de linguagem para uso diário. O PET demonstra que um aluno que aprende inglês na escola é capaz de comunicar-se utilizando o inglês no dia a dia. Ele é aceito por instituições de ensino do mundo inteiro e empresas. É considerado um pouco além do nível intermediário. Atesta que o aluno não apenas consegue se comunicar de maneira simples, mas fazer inferências e justificar escolhas, produzir discursos e compreender textos sobre assuntos que não lhe são familiares.

Alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental do Magnum Cidade Nova são aptos para essa avaliação.

A2 Key (também conhecido como Cambridge English Key - KET): é o exame de Cambridge para quem é novo no inglês. O certificado A2 Key prova sua habilidade de usar o inglês para se comunicar em situações simples. Ele é aceito como qualificação em inglês básico por milhares de empresas no mundo, como Philips, Motorola e Electrolux, entre outras que exigem dos candidatos a comunicação de forma simples.

Alunos do 6° e 7° Anos do Ensino Fundamental do Magnum Cidade Nova são aptos para essa avaliação.

Pré A1 Starters (também conhecido como YLE Starters): é o primeiro exame de Cambridge da jornada de uma criança. A consultora de inglês, Janaína Couto, explica que nele não há aprovação ou reprovação. “Cada criança recebe um certificado celebrando a sua realização, construindo a sua autoconfiança e sendo recompensada pelo seu desenvolvimento”.

A1 Movers (também conhecido como YLE Movers) é o exame de Cambridge que marca o segundo passo da criança. Esse teste também não possui aprovação ou reprovação. Ele tem o objetivo de apresentar às crianças o uso do idioma no dia a dia.

Alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental do Magnum Cidade Nova são aptos para essa avaliação.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o exame de Cambridge? Nas redes sociais do Colégio Magnum, você pode acompanhar depoimentos de alunos que fizeram o exame e os casos de sucesso. Clique para acessar o Facebook e o Instagram. É só seguir e curtir!