COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Nutrição, saúde e bem-estar: conheça mais uma disciplina optativa do Magnum

26 agosto 2021

 A oportunidade de diversificar os conhecimentos e ampliar os horizontes durante a formação é muito valorizada pelo Magnum. Entre as estratégias utilizadas pela equipe pedagógica, está a presença de disciplinas optativas, chamadas Unidades Eletivas, que fazem parte do programa Habilidades para a vida.

A oferta dessa modalidade de ensino possibilita a difusão de diferentes áreas de conhecimento, orientadas por profissionais experientes em cada setor. Entre elas, estão aulas sobre vestibular, cinema, mídias digitais, planejamento de carreira e saúde.
A mais nova unidade eletiva a ser ofertada para os alunos do 8º e do 9º Ano é “Nutrição, saúde e bem-estar”. Para saber mais e se inscrever, o aluno deve acessar o Magnum-SOL.

 

Por que disciplinas optativas?

Como parte do Habilidades para a vida, as Unidades Eletivas funcionam como disciplinas extraclasse e foram criadas para complementar a matriz curricular e permitir que o aluno desenvolva habilidades e competências diversas, por meio de uma aprendizagem ativa e contextualizada.
Cada semestre, o aluno tem a oportunidade de escolher uma dessas unidades, adicionando a seu currículo uma nova compreensão de questões contemporâneas e que fazem parte de sua vida, inseridas no ambiente escolar.
São realizados encontros durante o semestre, em que os mentores promovem discussões sobre temas atuais, inserem alunos nos debates e trazem diferentes perspectivas para o ambiente escolar.

Por que nutrição?

Uma das competências que a BNCC designa para o Ensino Fundamental é “conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e suas tecnologias.”

O objetivo é que os alunos tenham conhecimento sobre o funcionamento de seu corpo e possam criar hábitos e pensar políticas de promoção à saúde individual e coletiva. Encarar a ciência como ferramenta para a manutenção da saúde e do bem-estar auxilia a adquirir conhecimentos sobre alimentação e outros hábitos de autocuidado.

É importante frisar que essa abordagem não está somente relacionada a escolhas alimentares. Para incluir discussões científicas, os alunos devem também se basear em conhecimentos sobre sustentabilidade, cultura, impacto ambiental etc.

Qual é a proposta do Magnum?

De acordo com Paula Cossenzo, mentora da Unidade Eletiva Nutrição, Saúde e Bem-estar, o objetivo dos encontros é “ajudar o aluno a entender de forma prática a nutrição, de forma a desenvolver mais autonomia alimentar.”
Durante os encontros, Paula, que é graduanda em Nutrição na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordará temas simples e complexos. Desde o que compõe os alimentos, como eles se classificam, até dicas para fazer boas escolhas alimentares.
Temáticas como diferentes tipos de dietas e ação dos nutrientes no corpo também fazem parte do que é abordado na unidade eletiva.
Dessa forma, os alunos vão adquirir conhecimentos sobre uma prática que faz parte de seu dia a dia: comer. Só que de forma mais consciente. De acordo com a última Pesquisa do Orçamento Familiar realizada pelo IBGE, a população brasileira tem hábitos saudáveis e variados, mas ainda está abaixo do recomendado em consumo de verduras cruas, frutas e alimentos com fibras.
Nesse contexto, a educação alimentar auxilia os alunos a entenderem seus hábitos nutricionais e a manutenção da saúde. Além de explorar as diferentes possibilidades de um cardápio mais diverso, o conteúdo aborda as questões socioculturais atreladas à alimentação.

Optativas em um macrocontexto

A iniciativa está baseada nos princípios de Habilidades para vida, o programa da proposta pedagógica do Magnum que incentiva a criação de hábitos de autonomia e proatividade nos alunos, para que sua formação não seja somente acadêmica, focando também nas competências práticas e socioemocionais que eles precisarão no futuro.
A formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios contemporâneos exige um ambiente incentivador e acolhedor, além de multifacetado. A unidade eletiva “Nutrição, Saúde e Bem-estar” é mais um passo nessa direção.

Conheça mais unidades eletivas em nosso blog.