COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA
UMA ESCOLA COMPLETA

Boletos 2022

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA
UMA ESCOLA COMPLETA

Boletos 2022

Notícias  

O ESPORTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTOJUVENIL

11 março 2022

Ao longo dos últimos anos, criamos a tendência de manter nossos corpos parados. Com os avanços tecnológicos, ficamos cada vez mais diante de telas, mantendo nossas mentes agitadas. No entanto, os estímulos físicos têm sido cada vez mais reduzidos.

A prática de esportes durante as aulas de Educação Física é uma maneira de fazer com que crianças e adolescentes continuem movimentando seus corpos regularmente. Para além dos muitos benefícios à saúde, ela também faz com que sejam desenvolvidas competências e habilidades essenciais para a nossa vida.

A Educação Física, no entanto, vai além da prática esportiva. Como parte de um campo acadêmico, essa disciplina se expande para muitas outras áreas. Assim, contribui para a construção de uma noção mais ampla do que significa qualidade de vida.

Neste artigo, explicaremos melhor como os esportes e a Educação Física se relacionam. Além disso, contaremos quais são as vantagens de ambos para o desenvolvimento infantojuvenil.

 

A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALÉM DOS ESPORTES

Embora seja natural associarmos os esportes à Educação Física, é importante compreender que as duas coisas não são sinônimas. É verdade que o esporte é conteúdo na preparação dos profissionais de Educação Física. No entanto, ela vai muito além disso.

A Educação Física é parte do planejamento curricular determinado pela BNCC. Isso significa que ela deve integrar o horário de aulas dos alunos da Educação Básica, e que ela é considerada uma parte essencial do processo educacional das crianças, sendo obrigatória para todos os alunos.

Os professores de Educação Física são educadores e se baseiam em conhecimentos acadêmicos e científicos para montar planos de ensino, de aula e projetos de desenvolvimento infantojuvenil. Assim, embora parte das aulas inclua a prática de esportes, ela é direcionada a desenvolver não só os aspectos motores, mas também os aspectos cognitivos e socioemocionais. E, além disso, as aulas também incluem outros conteúdos da Educação Física, como por exemplo as ginásticas, jogos e brincadeiras, dança, lutas e práticas corporais de aventura.

Um exemplo é a promoção de conhecimento acerca de habilidades e competências desenvolvidas no esporte, mas aplicáveis a diferentes áreas da vida. É esse tipo de direcionamento educacional que o treinador ou professor de Educação Física visa dar aos alunos, oferecendo a eles uma visão mais ampla das atividades práticas.

 

BENEFÍCIOS DO ESPORTE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Como se sabe, os esportes e demais conteúdos da Educação Física são essenciais para a criação e a manutenção de hábitos saudáveis em nossas vidas.

O professor Gustavo Lara, gestor do Programa de Esportes do Colégio Magnum, menciona que a prática esportiva e de atividades físicas gera incontáveis benefícios, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais intrapessoais e interpessoais. Ou seja: aprendemos a lidar melhor com nós mesmos, mas também com os outros. Além disso, o potencial do esporte para a promoção da saúde mental é fundamental no cenário atual, em que o stress, a ansiedade e a depressão se tornam comuns entre os jovens.

Dentre as habilidades e competências a serem desenvolvidas, ele menciona:

  • a resiliência;
  • o equilíbrio emocional;
  • o respeito;
  • a disciplina;
  • a colaboração;
  • a cooperação;
  • a empatia;
  • a honestidade.

 

“Essas são habilidades que poderiam naturalmente ser desenvolvidas na prática de esportes, por exemplo, mas que podem ser garantidas e potencializadas pelo profissional de Educação Física, quando se tornam importantes para alcançar os seus objetivos. Porque não basta o aluno ser competente apenas no esporte. É preciso que haja uma transferência das habilidades socioemocionais e de experiências significativas adquiridas no esporte para a vida,que vai ser alcançada a partir de um programa educacional sistematizado e estruturado.”

Acreditamos no esporte como um potente meio de formação.

A prática de esportes bem orientada, embasada na ciência, contribui para o desenvolvimento pleno de nossos alunos, preparando-os para atuarem como indivíduos responsáveis, ativos, éticos, justos, empáticos e determinados, colaborando para a melhoria da nossa sociedade.

Outros benefícios que podem ser mencionados:

 

  • melhora da autoestima;
  • ·         aumento do bem-estar, promovido pela produção de endorfina no corpo;
  • melhor adaptação do aluno ao ambiente escolar;
  • desenvolvimento motor durante os anos iniciais da vida, melhor fase para isso.

 

COLÉGIO MAGNUM: REFERÊNCIA NA PRÁTICA DE ESPORTE ESCOLAR

Na sua tradição, a prática esportiva sempre foi parte da história do Colégio Magnum. No entanto, com o passar dos anos e o avanço científico e educacional, ela se aprimorou e se transformou em um dos diferenciais da escola.

A Educação Física e as práticas esportivas fazem parte dos bons hábitos de nossos estudantes. Por isso, os alunos são incentivados e participam de inúmeras atividades e práticas, contando com uma equipe de excelência para auxiliar nesse processo. 

No entanto, isso não é tudo.

O Colégio Magnum oferece ainda a crianças e jovens, através do programa “Esporte Magnum”, pertencente ao “Habilidades para a vida”, a possibilidade de integrar as práticas esportivas extracurriculares, em dois níveis.

Em ambos segmentos, utiliza-se do esporte como meio de desenvolvimento integral, através do aprendizado intencional das habilidades socioemocionais e como consequência desse processo, o aprendizado esportivo. 

 

 1. Escola de Esportes

A Escola de Esportes do Colégio Magnum é um segmento destinado a crianças e jovens que queiram aprender um esporte específico. São diversas as modalidades oferecidas, e o objetivo é promover a iniciação esportiva saudável, com acompanhamento de profissionais capacitados, que buscarão construir relações positivas com seus alunos, visando ampliar a competência, a confiança, o caráter e conexões sociais.

A partir de seus interesses, crianças e adolescentes podem integrar turmas de esportes e desenvolver suas habilidades. As aulas acontecem em horários específicos, após o turno de aula, e não é necessário sair da escola para praticá-las, o que aumenta o conforto e a segurança para crianças e familiares.

 

2. Equipes Esportivas

Como parte do programa Habilidades para a vida, as Equipes Esportivas do Colégio Magnum são voltadas para crianças e adolescentes, selecionados na instituição, com mais aptidões e que querem aprimorar ainda mais suas habilidades esportivas. Os treinos também são ministrados por professores de Educação Física, e o conhecimento tem como base um olhar global para o aluno.

No entanto, os integrantes dessas equipes passam por um treinamento com um nível de exigência mais elevado e participam de competições nacionais e internacionais, representando o Colégio Magnum. Assim, as Equipes Esportivas são essenciais para quem deseja fazer do esporte uma carreira.

 

Vamos falar mais de esporte para crianças e adolescentes? Leia nosso outro artigo: “A importância da prática de esportes para o desenvolvimento”.

 

QUIZ: QUAL TIPO DE ESPORTE COMBINA MAIS COM A SUA FAMÍLIA?

 Vocês gostam de praticar esportes:

a. em grupos maiores.

b. sozinhos.

c. em duplas.

 

Vocês preferem esportes que exijam:

a. grande organização tática e colaboração.

b. resistência física e treinamento.

c. capacidade de executar movimentos de forma precisa.

 

A melhor forma de vencer é:

a. marcando mais pontos que o meu adversário.

b. superando o meu adversário.

c. sendo mais perfeccionista que o meu adversário.

 

Se a maioria das respostas foi letra a, a sua família é perfeita para os esportes de invasão e de rede. Eles estão profundamente ligados a competições em grupo, à colaboração e ao trabalho em equipe. Os exemplos mais comuns são o futebol e o vôlei.

Se a maioria das respostas foi letra b, os tipos de esporte ideal para a sua família são aqueles chamados “de combate” e “de marca”. Eles têm relação com a resistência física e são praticados no máximo em dupla. É o caso, por exemplo, de lutas como o judô ou a esgrima, e também o atletismo e a natação.

Se a maioria das respostas foi letra c, a sua família vai gostar dos esportes técnico-combinatórios. Eles envolvem a avaliação por um time de juízes e a execução de movimentos técnicos de forma perfeita. É o caso, por exemplo, do surf ou de danças como o balé e a ginástica rítmica.