COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA
UMA ESCOLA COMPLETA

Boletos 2022

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA
UMA ESCOLA COMPLETA

Boletos 2022

Notícias  

Olimpíadas do conhecimento: o que é e por que participar?

26 abril 2022

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática, ou sobre a Olimpíada Brasileira de Química. Aplicadas para alunos de todo o Brasil, essas provas compõem o amplo catálogo das chamadas “olimpíadas do conhecimento”.

Estimuladas por universidades federais e divulgadas a partir de um calendário anual, essas olimpíadas científicas são responsáveis por testar conhecimentos de alunos de diferentes etapas da educação básica. Elas geram uma competição amigável, e podem ser uma porta de entrada para o mundo universitário e da pesquisa.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre as “olimpíadas do conhecimento”. Destacaremos sua importância e seus principais benefícios para os jovens estudantes. Confira!

O que são as olimpíadas do conhecimento?
As olimpíadas do conhecimento são competições estudantis que acontecem através de provas aplicadas em colégios de todo o país e em formato eletrônico e presencial. Elas são divididas em diversas fases e indicadas a alunos de diferentes faixas etárias da educação básica, podendo ir desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

De modo geral, essas competições têm como objetivo principal estimular os alunos a ampliar seus conhecimentos em uma disciplina. Depois de realizar a primeira prova, os alunos podem ser classificados para a segunda, terceira e quarta fases, todas eliminatórias.

Os estudantes que chegam à fase final são contemplados com medalhas e certificados de conclusão das olimpíadas. Esses prêmios servem como reconhecimento do trabalho executado pelo jovem e também como atividades extracurriculares que, cada vez mais, ganham peso nos currículos. Algumas olimpíadas também oferecem como atrativos bolsas de estudo, cursos, visitas técnicas, notebooks e outros.

Em que áreas acontecem as olimpíadas do conhecimento?
Confira, na tabela abaixo, algumas áreas que são contempladas por olimpíadas do conhecimento e as séries que podem participar delas.

Por que participar das olimpíadas do conhecimento?
As olimpíadas do conhecimento são mais do que competições com prêmios para os melhores alunos. Elas são pensadas para promover desafios e estimular a habilidade estudantil de solucionar problemas, desenvolver o raciocínio lógico e alcançar bons resultados em ambientes competitivos.

Abaixo, separamos 3 motivos pelos quais os estudantes devem participar das olimpíadas do conhecimento. Confira!


1. São uma forma de lidar com novos desafios
As provas são pensadas ano a ano por profissionais da área de conhecimento a que elas se referem e são uma maneira de estimular os alunos a expandir seus conhecimentos. Por serem questões novas e pensadas para um objetivo específico, elas também podem ser mais desafiadoras e, por isso, mais interessantes.

Os alunos têm a oportunidade de aprender novos assuntos e são estimulados a se esforçar para conseguir bons resultados. Assim, conforme avançam, sentem-se mais motivados para continuar aprendendo.

2. São uma porta de entrada para as universidades
No Brasil, hoje, existem universidades que oferecem as chamadas “vagas olímpicas”, destinadas a alunos medalhistas em algumas olimpíadas do conhecimento, conforme editais que mudam ano a ano. Alguns exemplos são:

● Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
● Universidade Estadual Paulista (Unesp);
● Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, se o estudante deseja tentar vestibulares e universidades fora do país, as olimpíadas de conhecimento se tornam uma atividade extracurricular importante. E ainda existe a chance de participar de olimpíadas internacionais, aumentando as chances de o estudante ser aceito.

3. São uma maneira de melhorar o rendimento escolar
Estudar para as olimpíadas é como praticar para as competições esportivas: quanto mais os alunos treinam, melhor é o seu desempenho em geral. Por isso, ao incentivar a participação do aluno em atividades extracurriculares como as olimpíadas do conhecimento pode ser uma maneira de estimular o seu desenvolvimento em todas as matérias da escola.

Isso porque o estudo para as olimpíadas do conhecimento faz com que o estudante se acostume à prática de estudo focado todos os dias. Assim, ele acaba adquirindo esse hábito e, mesmo depois que o período de olimpíadas se encerra, mantém a rotina.

Quais são os principais benefícios das olimpíadas do conhecimento
Além de estimularem o desenvolvimento dos alunos, as olimpíadas do conhecimento oferecem uma série de outros benefícios para quem participa delas e para as escolas que as promovem.

Para os alunos, elas são benéficas porque:

● Permitem a criação de uma rotina de estudos eficaz e permanente;
● ampliam as chances de o estudante ingressar em uma universidade de qualidade;
● favorecem o estudo direcionado a uma matéria de interesse, unindo a escola e o lazer;
● promovem o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades, como a resolução de problemas, o raciocínio lógico, a tomada de decisão assertiva e o autocontrole emocional.

Já para as escolas, as olimpíadas do conhecimento:

● melhoram a relação entre professores e alunos, criando um espaço que promove atividades extracurriculares divertidas e academicamente interessantes;
● são um diferencial para pais e responsáveis que procuram uma escola que vá além do conhecimento tradicional;
● instigam o protagonismo estudantil.

Por isso, agora que você já sabe o que são as olimpíadas do conhecimento e quais são as suas vantagens, não perca tempo: estimule as crianças e jovens ao seu redor a participar delas e faça parte desse importante diferencial em suas vidas.

Como o Magnum participa das Olimpíadas do Conhecimento?
As Olimpíadas do Conhecimento constituem um dos estímulos que o Colégio Magnum Cidade Nova emprega para despertar e manter nos alunos a paixão pelo estudo intenso. Os estudantes que demonstram alto rendimento são convidados a integrar as Equipes do Conhecimento. Por intermédio delas, recebem orientação e preparo especial, em horário extraclasse, para enfrentar, tanto interna como externamente, em nível estadual e nacional, uma bateria de desafios progressivos em diversas áreas do conhecimento, denominados Olimpíadas do Conhecimento.

A estratégia de propor desafios cada vez mais exigentes é muito eficaz, pois crianças e jovens gostam de ser testados em disputas, como atesta, há anos, o sucesso dos jogos eletrônicos. No caso das Olimpíadas do Conhecimento, essa tendência é direcionada aos estudos, em desafios que contemplam diversas áreas do conhecimento.

Além das vantagens relacionadas ao desempenho escolar, as Olimpíadas do Conhecimento propiciam aos alunos experiência e amadurecimento, pois exigem deles uma série de atitudes. Gerenciamento do tempo, controle da ansiedade e organização são algumas delas, que serão importantes quando esses estudantes tiverem que enfrentar situações decisivas, como as provas do ENEM e concursos diversos.

Confira aqui algumas medalhas conquistas das por nossos alunos.