COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Somos uma escola cristã em Belo Horizonte

10 setembro 2020

    A expressão da espiritualidade é um dos pilares educacionais para o Colégio Magnum Cidade Nova, escola cristã em Belo Horizonte. Como colégio confessional católico, o Magnum cria uma diversidade de oportunidades, para que alunos e educadores possam abordar a fé.

   Em sala de aula, como previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC), aplica-se o conteúdo curricular do Ensino Religioso. Ali, são desenvolvidos conteúdos cristãos para a formação da pessoa humana, por meio do aprofundamento da leitura bíblica e sua aplicação no cotidiano do aluno.

   Além disso, o Colégio Magnum também desenvolve o Projeto Espiritualidade Magnum, que integra o Programa Habilidades para a vida, que reúne atividades extracurriculares facultativas, que preparam os alunos para gerir sua própria vida e construir uma sociedade apoiada em valores sólidos. No Projeto Espiritualidade Magnum, são desenvolvidas diversas ações voltadas ao resgate da convivência, da compaixão e da solidariedade. 

 

Escola cristã em Belo Horizonte e filosofia agostiniana

   O Colégio Magnum Cidade Nova, enquanto escola cristã em Belo Horizonte, segue os pilares da formação agostiniana, fundamentada no autoconhecimento, na abertura ao outro, no conhecimento de mundo e na vivência de valores transcendentes.

   Trabalhamos uma relação que eu chamo de dinâmica/dialógica, isto é, a pessoa conhece a si mesma, o outro, para depois conhecer a Deus. Esses são ensinamentos de Santo Agostinho, que nos mostra ainda que “precisamos dos outros para sermos nós mesmos”. Nesta dimensão, nós nos reconhecemos humanos, vivendo entre humanos, e não podemos ser indiferentes às necessidades e aos sofrimentos do nosso próximo (“Humano sou, entre humanos vivo e nada do que é humano pode ser indiferente.” - frase de Santo Agostinho), destaca o professor Anselmo Sampaio, coordenador do Ensino Religioso do Colégio Magnum Cidade Nova.

   Desta forma, o Colégio Magnum se mostra em permanente sintonia com as exigências do mundo moderno, ensinando os alunos a serem pessoas autônomas, atuantes e responsáveis. A filosofia de Santo Agostinho destaca o valor da amizade e da inquietude na vida em comunidade e da aliança entre mente e coração.

   O Magnum oferece ensino de qualidade, publicamente reconhecido, aliado a um ambiente acolhedor e estimulante ao desenvolvimento de crianças e jovens.

 

Escola cristã e o envolvimento da comunidade

   Trabalhar a espiritualidade cristã consiste também em ampliar os ensinamentos e vivências para além da sala de aula. A participação das famílias se faz essencial para a vivência da espiritualidade cristã dentro do Colégio Magnum Cidade Nova. Trabalhamos com valores, com mudança de atitudes. Convidamos os pais a participarem de forma mais ativa na vida dos filhos, com o grande objetivo de mostrar que amor é transformação.

    “A ideia é sempre integrar os conteúdos para enriquecer as vivências. O que o aluno aprende, ele transcende e leva para casa”, conta o professor Anselmo Sampaio. “Ao longo da vida escolar, tentamos tocar o coração do aluno, para que ele transforme palavras em ações, e isto por si só já vale a pena. Não faz sentido, nos dias de hoje, com este avanço tecnológico, não transformar esse conhecimento em algo que faça sentido na vida do ser humano”, completa.

 

Escola cristã e o olhar para o próximo

   No Ensino Religioso, o Colégio Magnum Cidade Nova busca construir atitudes de reconhecimento, empatia e respeito ao próximo. Através da troca de experiências, de ensinamentos religiosos e exemplos do cotidiano, a escola trabalha a convivência democrática religiosa e cidadã no mundo. As aulas são realizadas uma vez por semana e têm como ponto central desenvolver a sensibilidade do aluno, para que se reconheça como portador da esperança num mundo tão dividido e controverso.

   “Falamos e vivenciamos valores essenciais à vida. Agradecemos a Deus – revelação do amor –, atualizando os ensinamentos de Jesus, à luz da realidade dos alunos, e falamos no “como” fazer a diferença no mundo”, como destaca o professor Anselmo Sampaio.

    Ele comenta que o trabalho parte das leituras do Evangelho, trazendo a boa-nova para o contexto atual. “Nós sempre explicamos trechos da leitura bíblica, no contexto de época, para que os alunos entendam como eram os costumes. Assim, eles conseguem entender como Jesus rompe com padrões, para fazer enxergar o pobre, o pequenino e todo aquele que vivia à margem da sociedade de seu tempo. Depois, trazemos para o tempo presente, atualizado no dia a dia, trabalhando desde as situações corriqueiras até as mais complexas. Assim, o aluno é convidado a enxergar e ajudar o próximo, para que possa amenizar o sofrimento do outro, exercitando verdadeiramente a empatia e a misericórdia”, afirma.

   Entre as atividades trabalhadas em sala de aula no Ensino Religioso, estão debates, representações artísticas, jogos, encenações e trabalhos de partilha em grupo. “Temos uma possibilidade muito interessante de trabalho.  Nós conseguimos fazer com que o aluno enxergue, na prática, a relação dele com o colega. E o que ele vivenciou na escola reverbera em casa. Já com os pequenos, desenvolvemos atividades adaptadas à compreensão, de acordo com cada faixa etária, através de leituras, desenhos, rodas de depoimentos e recadinhos para casa. Estimulamos os ensinamentos de Jesus, aproveitando também as datas comemorativas do calendário cristão”, conta Anselmo.

 

Projeto Espiritualidade Magnum

   Como uma escola cristã em Belo Horizonte, criamos um ambiente propício para a vivência da espiritualidade em atividades extracurriculares. No Projeto Espiritualidade Magnum, os alunos têm a oportunidade de reavivar a fé, a esperança e os fundamentos do amor, destacando a evangelização. O objetivo é estimular o reconhecimento e o envolvimento com a dimensão espiritual, auxiliando na formação dos estudantes e propiciando o contato com Deus. O Colégio tem como propósito a orientação e a animação de todos os processos acadêmicos e a formação dos alunos, à luz dos princípios cristãos e da espiritualidade agostiniana.

   O professor Breno Marcos Tadeu de Almeida, coordenador do projeto, ressalta que, como parte integrante do Programa Habilidades para a vida, o Espiritualidade Magnum nasceu do desejo de proporcionar uma transformação de fé. “Temos a finalidade de levar os alunos, educadores e familiares a uma vivência de sua fé dentro do ambiente escolar, mas que extrapole para a sua vivência do cotidiano”, diz. Seu foco é estimular o aprofundamento da espiritualidade cristã, como forma de experimentar o universo do sagrado e o contato permanente com Deus.

   Ao longo do ano, os alunos do Colégio Magnum Cidade Nova têm acesso a várias modalidades de engajamento, em uma perspectiva de diálogo. O norte dos trabalhos está fundamentado no amor, na caridade, na compaixão, na misericórdia e na justiça, seguindo princípios agostinianos.

 

Conheça as atividades do Projeto Espiritualidade Magnum, para todas as idades e públicos (alunos, educadores, familiares):

 

  • Catequese continuada (para os alunos desde o 3º Ano E.F.).
  • Grupo Ágape (para os alunos do 6º ao 8º Ano E.F. – instiga a vivência da espiritualidade cristã, através de encontros, partilhas, momentos de oração).
  • Grupo Boto Fé (para os alunos do 9º Ano E.F. à 3ª Série do Ensino Médio – instiga a vivência da espiritualidade cristã, através de encontros, partilhas, momentos de oração).
  • Oásis (encontros de oração semanal, durante os recreios).
  • Mães que Oram (destinado às mães dos alunos – momento de oração e partilha da palavra de Deus).
  • Terço em Família (momento de oração Mariano, com os alunos e suas famílias).
  • Espiritualidade + Educadores (grupo de WhatsApp, criado com o intuito de aproximar os educadores em uma vivência da espiritualidade, pedidos de oração, partilha e vivência de nossa fé cristã).
  • Grupo AMA (Ação Magnum Agostiniano – destinado aos alunos do Fundamental 2, com foco na vivência aplicada ao social, ajuda ao próximo).
  • Grupo GERA AÇÃO (destinado aos alunos do Ensino Médio, que vivem um maior protagonismo no campo social e ajuda ao próximo).

 

Agora você sabe onde encontrar uma escola cristã em Belo Horizonte.

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário e acompanhe nossas redes sociais.