COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

COLÉGIO MAGNUM CIDADE NOVA

UMA ESCOLA COMPLETA

Notícias  

Você conhece as estratégias pedagógicas do Magnum?

20 novembro 2020

 

O Colégio Magnum Cidade Nova está há 26 anos criando uma comunidade de alunos, educadores e famílias, com muito orgulho em ensinar e proporcionar o desenvolvimento intencional de habilidades  importantes para a formação de cada um, com base na filosofia agostiniana. “Nosso propósito, explica o diretor Eldo Pena Couto, é oferecer um ensino de qualidade, uma formação de excelência e o resgate da vivência da espiritualidade cristã.” 

“O Magnum iniciou suas atividades em 1994. Determinado a ser uma escola inovadora e capaz de aliar um alto nível acadêmico a atividades formativas diversificadas e enriquecedoras, o Colégio logo passou a destacar-se no cenário educacional de Belo Horizonte”, contam os sócios fundadores José Bruña Alonso e Marly Palhares Alonso. 

Inspirando-se na filosofia agostiniana e regendo-se por princípios éticos atemporais, o Magnum continua aprimorando seus serviços educacionais permanentemente. O Colégio está sempre na vanguarda educacional. Prova disso é seu trabalho com competências e habilidades socioemocionais, tema tão em evidência no momento, e que já vem sendo desenvolvido pelo Magnum há alguns anos. 

O diretor classifica também a dedicação de seus educadores como essencial para a qualidade da formação diante de desafios. “Essa sintonia entre a visão institucional e a prática de nossos educadores é uma das grandes responsáveis por levar o Magnum a se destacar como uma das melhores escolas do País, atingindo magníficos resultados em avaliações, como o ENEM, e em concursos vestibulares.

 

Chegando ao Colégio 

Quando as famílias buscam o Colégio Magnum, procurando a experiência de uma formação completa, é importante que elas sejam recebidas com todo o cuidado. Para isso, existe um processo de acolhimento, explica Soraya Cruz, funcionária da escola. 

Os pais são recebidos com muita atenção tanto durante o processo de troca de escola quanto para inserção da criança no ambiente escolar. Para que essa experiência seja positiva para todos da família, é importante que o processo seja feito em conjunto. Os coordenadores pedagógicos atendem às famílias para uma conversa durante o processo da matrícula, no qual todas as dúvidas podem ser esclarecidas. Além disso, nos primeiros dias de aula, a Coordenação convida o aluno para uma conversa, explica a grade de aulas, tira dúvidas, entrega material, apresenta plataformas de estudo. Tudo o que for necessário para auxiliar na sua adaptação.” 

O aluno e seus pais também recebem instruções de como acessar o aplicativo Conecta Magnum, que traz informações sobre notas, cronogramas de provas, convites para eventos, grade curricular, comunicados e circulares internas, o que torna as interações entre a escola e as famílias mais ágeis e seguras.

 

Acolhimento e desenvolvimento social 

Um dos pilares de formação que o Magnum considera essencial para um ensino de qualidade é que o aluno encontre no Colégio uma oportunidade de desenvolver também suas habilidades socioemocionais. Isso inclui, por exemplo, dar espaço para que ele demonstre empatia e solidariedade tanto em sala de aula como fora dela. 

Um dos momentos em que isso se torna mais importante é com a chegada de novos alunos. É comum que a chegada em um novo colégio seja um processo complicado para o aluno, não só pelos desafios de ensino, mas principalmente na parte social. Por isso, o Magnum incentiva programas de acolhimento. “Existe, por exemplo, um tour pelo Colégio, quando os alunos veteranos apresentam o Colégio aos alunos novatos. Além de apresentar os ambientes, é uma forma também de estreitar laços”, explica Soraya. 

Esse tipo de programa também reforça outro pilar da formação completa que o Magnum pretende oferecer a seus alunos: colocá-los como protagonistas na construção do próprio aprendizado.

 

Atividades extracurriculares para a escola e para a vida 

O Colégio Magnum acredita que a vivência multidisciplinar é a chave para uma formação completa. A missão é fazer com que crianças e adolescentes se tornem cidadãos completos. Para isso, são desenvolvidos os valores de compaixão e solidariedade, integrados às ferramentas de desenvolvimento intelectual, social, físico e psicológico. 

Existem diferentes atividades para além da sala de aula que buscam contribuir para a qualidade e complexidade do desenvolvimento. Atividades coletivas, sociais e esportivas, assim como atividades cristãs, fazem parte desse processo. 

O Projeto Espiritualidade Magnum é uma dessas áreas. Com atividades como catequese continuada, grupos e encontros de oração, trabalhos de cunho social e de ajuda ao próximo, o projeto é uma forma de colocar os princípios agostinianos em prática. 

Já no caráter cultural, o Colégio oferece biblioteca, salas de Música e Artes, shows e peças de teatro e eventos culturais para pais e alunos. Com o Habilidades para a vida, oferecemos o Magnum Belas Artes, programa que foca em alunos que se interessam por artes plásticas, música, dança e outras expressões artísticas, e buscam espaços para se desenvolverem. 

Por esse meio, os alunos entram em contato com a diversidade cultural e encontram novas ideias, o que contribui para a sua formação humana e acadêmica. 

O Programa Empreendedorismo Magnum procura abrir espaço para que os alunos encarem questões éticas e sociais, por meio de experimentação e debates. Olimpíadas e eventos científicos, simulações das Nações Unidas e a questão da sustentabilidade ambiental são alguns dos focos desse programa. 

Esporte também tem seu espaço no Colégio Magnum, que possui grande tradição, revelando atletas. Com uma infraestrutura que inclui ginásio poliesportivo e quadras, há oportunidades para o aluno participar de equipes de diferentes atividades, como voleibol, futsal, basquete e handebol, além das aulas de Educação Física. O Colégio acredita que o esporte seja uma forma dos alunos desenvolverem hábitos saudáveis, assim como habilidades de liderança e trabalho em equipe, essenciais para a vida. É importante frisar que as atividades esportivas para competição, as equipes esportivas, possuem teste de aptidão.

 

Formação bilíngue: nova visão 

As atividades bilíngues fazem parte do Colégio Magnum desde a Educação Infantil. É importante que as crianças possam aprender, desde cedo, a integrar os conhecimentos de Inglês, tendo por exemplo conteúdos de Ensino Religioso e de Música no idioma. A partir do primeiro período, os alunos têm aulas de Inglês cinco vezes na semana, com foco na certificação Cambridge. Após essa fase, os alunos passam a contar com atividades interdisciplinares que envolvem o Inglês às demais disciplinas. Dessa forma, o Magnum contempla a visão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para incluir a Língua Inglesa na rotina do aluno. 

No caso do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Magnum Cidade Nova, intensificamos o desenvolvimento da língua em todas as suas dimensões e seguimos com a abordagem CLIL, por meio de projetos. Além disso, preparamos os alunos para os exames de proficiência de Cambridge, a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental.

 

Apoio ao aluno 

Para garantir que todos os alunos tenham o apoio necessário para encontrarem seu espaço e desenvolverem suas habilidades no Colégio, é importante que os educadores estejam atentos para as dificuldades individuais. 

Para saber quais são os problemas que o Colégio tem em relação ao ensino, e para que os alunos conheçam as suas maiores dificuldades, o Magnum aplica avaliações externas, com a finalidade de diagnosticar os “gaps” que os alunos apresentam. Assim, é possível acompanhar os focos de ensino e de aprendizado, ano a ano.

As avaliações externas têm o objetivo de apresentar às famílias e aos alunos indicadores da evolução de sua aprendizagem e a análise desse resultado permite avaliar o quanto é necessário investir mais no estudo de cada componente curricular. Para a equipe pedagógica do Magnum, as informações coletadas a partir do exame são utilizadas para avaliar a efetividade das estratégias de ensino implementadas e planejar a continuidade do trabalho a ser realizado ao longo do ano.

Já no caráter individual, existe o Programa Magnum Superação. Quando um aluno apresenta dificuldades acadêmicas, dúvidas ou falta de motivação, ele pode buscar ajuda para encontrar formas mais eficientes de estudo. São realizadas oficinas e encontros que ajudam em seu desenvolvimento. 

É claro que o bem-estar dos alunos é fundamental para que sua formação seja positiva e sua vivência no Magnum também. Por isso, reforça Soraya, “existe uma rede de acolhimento, formada por professores e funcionários do Magnum, que também acompanha os alunos”. 

No dia a dia escolar, são trabalhados com nossos alunos o autocuidado e a importância do autoconhecimento, habilidades que necessitam de orientação, acompanhamento e uma linguagem voltada para os jovens que passam por diferentes momentos, de acordo com sua idade, anseios, realidade e percepção. 

A equipe de acolhimento é composta pelos coordenadores de áreas, pedagogos, professores e auxiliares, que realizam um trabalho destinado a atender às demandas dos alunos dentro do Colégio e sua finalidade é a prevenção de doenças mentais nos jovens estudantes. 

O Magnum oferece ainda um plantão psicológico, que fica disponível para dar o apoio individual quando houver necessidade. O plantão psicológico é um serviço de acolhimento dentro da escola, para atender aos alunos nas suas necessidades pontuais. Por exemplo: algum estado de angústia, de ansiedade, de confusão, em que o aluno precisa encontrar um sentido para alguma experiência de vida, para alguma frustração que ele esteja vivenciando. 

Quer proporcionar para seus filhos uma formação completa?

Acesse: https://magnum.com.br/processo-seletivo-2021.