Notícias  
Você conhece as estratégias pedagógicas do Magnum?
20 novembro 2020

O Colégio Magnum Cidade Nova está há 26 anos criando uma comunidade de alunos, educadores e famílias, com muito orgulho em ensinar e proporcionar o desenvolvimento intencional de habilidades importantes para a formação de cada um, com base na filosofia agostiniana. “Nosso propósito, explica o diretor Eldo Pena Couto, é oferecer um ensino de qualidade, uma formação de excelência e o resgate da vivência da espiritualidade cristã.”
“O Magnum iniciou suas atividades em 1994. Determinado a ser uma escola inovadora e capaz de aliar um alto nível acadêmico a atividades formativas diversificadas e enriquecedoras, o Colégio logo passou a destacar-se no cenário educacional de Belo Horizonte”, contam os sócios fundadores José Bruña Alonso e Marly Palhares Alonso.
Inspirando-se na filosofia agostiniana e regendo-se por princípios éticos atemporais, o Magnum continua aprimorando seus serviços educacionais permanentemente. O Colégio está sempre na vanguarda educacional. Prova disso é seu trabalho com competências e habilidades socioemocionais, tema tão em evidência no momento, e que já vem sendo desenvolvido pelo Magnum há alguns anos.
O diretor classifica também a dedicação de seus educadores como essencial para a qualidade da formação diante de desafios. “Essa sintonia entre a visão institucional e a prática de nossos educadores é uma das grandes responsáveis por levar o Magnum a se destacar como uma das melhores escolas do País, atingindo magníficos resultados em avaliações, como o ENEM, e em concursos vestibulares.”
Chegando ao Colégio
Quando as famílias buscam o Colégio Magnum, procurando a experiência de uma formação completa, é importante que elas sejam recebidas com todo o cuidado. Para isso, existe um processo de acolhimento, explica Soraya Cruz, funcionária da escola.
Os pais são recebidos com muita atenção tanto durante o processo de troca de escola quanto para inserção da criança no ambiente escolar. Para que essa experiência seja positiva para todos da família, é importante que o processo seja feito em conjunto. Os coordenadores pedagógicos atendem às famílias para uma conversa durante o processo da matrícula, no qual todas as dúvidas podem ser esclarecidas. Além disso, nos primeiros dias de aula, a Coordenação convida o aluno para uma conversa, explica a grade de aulas, tira dúvidas, entrega material, apresenta plataformas de estudo. Tudo o que for necessário para auxiliar na sua adaptação.”
O aluno e seus pais também recebem instruções de como acessar o aplicativo Conecta Magnum, que traz informações sobre notas, cronogramas de provas, convites para eventos, grade curricular, comunicados e circulares internas, o que torna as interações entre a escola e as famílias mais ágeis e seguras.
Acolhimento e desenvolvimento social
Um dos pilares de formação que o Magnum considera essencial para um ensino de qualidade é que o aluno encontre no Colégio uma oportunidade de desenvolver também suas habilidades socioemocionais. Isso inclui, por exemplo, dar espaço para que ele demonstre empatia e solidariedade tanto em sala de aula como fora dela.
Um dos momentos em que isso se torna mais importante é com a chegada de novos alunos. É comum que a chegada em um novo colégio seja um processo complicado para o aluno, não só pelos desafios de ensino, mas principalmente na parte social. Por isso, o Magnum incentiva programas de acolhimento. “Existe, por exemplo, um tour pelo Colégio, quando os alunos veteranos apresentam o Colégio aos alunos novatos. Além de apresentar os ambientes, é uma forma também de estreitar laços”, explica Soraya.
Esse tipo de programa também reforça outro pilar da formação completa que o Magnum pretende oferecer a seus alunos: colocá-los como protagonistas na construção do próprio aprendizado.
Atividades extracurriculares para a escola e para a vida
O Colégio Magnum acredita que a vivência multidisciplinar é a chave para uma formação completa. A missão é fazer com que crianças e adolescentes se tornem cidadãos completos. Para isso, são desenvolvidos os valores de compaixão e solidariedade, integrados às ferramentas de desenvolvimento intelectual, social, físico e psicológico.
Existem diferentes atividades para além da sala de aula que buscam contribuir para a qualidade e complexidade do desenvolvimento. Atividades coletivas, sociais e esportivas, assim como atividades cristãs, fazem parte desse processo.
O Projeto Espiritualidade Magnum é uma dessas áreas. Com atividades como catequese continuada, grupos e encontros de oração, trabalhos de cunho social e de ajuda ao próximo, o projeto é uma forma de colocar os princípios agostinianos em prática.
Já no caráter cultural, o Colégio oferece biblioteca, salas de Música e Artes, shows e peças de teatro e eventos culturais para pais e alunos. Com o Habilidades para a vida, oferecemos o Magnum Belas Artes, programa que foca em alunos que se interessam por artes plásticas, música, dança e outras expressões artísticas, e buscam espaços para se desenvolverem.
Por esse meio, os alunos entram em contato com a diversidade cultural e encontram novas ideias, o que contribui para a sua formação humana e acadêmica.
O Programa Empreendedorismo Magnum procura abrir espaço para que os alunos encarem questões éticas e sociais, por meio de experimentação e debates. Olimpíadas e eventos científicos, simulações das Nações Unidas e a questão da sustentabilidade ambiental são alguns dos focos desse programa.
O Esporte também tem seu espaço no Colégio Magnum, que possui grande tradição, revelando atletas. Com uma infraestrutura que inclui ginásio poliesportivo e quadras, há oportunidades para o aluno participar de equipes de diferentes atividades, como voleibol, futsal, basquete e handebol, além das aulas de Educação Física. O Colégio acredita que o esporte seja uma forma dos alunos desenvolverem hábitos saudáveis, assim como habilidades de liderança e trabalho em equipe, essenciais para a vida. É importante frisar que as atividades esportivas para competição, as equipes esportivas, possuem teste de aptidão.
Formação bilíngue: nova visão
As atividades bilíngues fazem parte do Colégio Magnum desde a Educação Infantil. É importante que as crianças possam aprender, desde cedo, a integrar os conhecimentos de Inglês, tendo por exemplo conteúdos de Ensino Religioso e de Música no idioma. A partir do primeiro período, os alunos têm aulas de Inglês cinco vezes na semana, com foco na certificação Cambridge. Após essa fase, os alunos passam a contar com atividades interdisciplinares que envolvem o Inglês às demais disciplinas. Dessa forma, o Magnum contempla a visão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para incluir a Língua Inglesa na rotina do aluno.
No caso do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Magnum Cidade Nova, intensificamos o desenvolvimento da língua em todas as suas dimensões e seguimos com a abordagem CLIL, por meio de projetos. Além disso, preparamos os alunos para os exames de proficiência de Cambridge, a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental.
Apoio ao aluno
Para garantir que todos os alunos tenham o apoio necessário para encontrarem seu espaço e desenvolverem suas habilidades no Colégio, é importante que os educadores estejam atentos para as dificuldades individuais.
Para saber quais são os problemas que o Colégio tem em relação ao ensino, e para que os alunos conheçam as suas maiores dificuldades, o Magnum aplica avaliações externas, com a finalidade de diagnosticar os “gaps” que os alunos apresentam. Assim, é possível acompanhar os focos de ensino e de aprendizado, ano a ano.
As avaliações externas têm o objetivo de apresentar às famílias e aos alunos indicadores da evolução de sua aprendizagem e a análise desse resultado permite avaliar o quanto é necessário investir mais no estudo de cada componente curricular. Para a equipe pedagógica do Magnum, as informações coletadas a partir do exame são utilizadas para avaliar a efetividade das estratégias de ensino implementadas e planejar a continuidade do trabalho a ser realizado ao longo do ano.
Já no caráter individual, existe o Programa Magnum Superação. Quando um aluno apresenta dificuldades acadêmicas, dúvidas ou falta de motivação, ele pode buscar ajuda para encontrar formas mais eficientes de estudo. São realizadas oficinas e encontros que ajudam em seu desenvolvimento.
É claro que o bem-estar dos alunos é fundamental para que sua formação seja positiva e sua vivência no Magnum também. Por isso, reforça Soraya, “existe uma rede de acolhimento, formada por professores e funcionários do Magnum, que também acompanha os alunos”.
No dia a dia escolar, são trabalhados com nossos alunos o autocuidado e a importância do autoconhecimento, habilidades que necessitam de orientação, acompanhamento e uma linguagem voltada para os jovens que passam por diferentes momentos, de acordo com sua idade, anseios, realidade e percepção.
A equipe de acolhimento é composta pelos coordenadores de áreas, pedagogos, professores e auxiliares, que realizam um trabalho destinado a atender às demandas dos alunos dentro do Colégio e sua finalidade é a prevenção de doenças mentais nos jovens estudantes.
O Magnum oferece ainda um plantão psicológico, que fica disponível para dar o apoio individual quando houver necessidade. O plantão psicológico é um serviço de acolhimento dentro da escola, para atender aos alunos nas suas necessidades pontuais. Por exemplo: algum estado de angústia, de ansiedade, de confusão, em que o aluno precisa encontrar um sentido para alguma experiência de vida, para alguma frustração que ele esteja vivenciando.
Quer proporcionar para seus filhos uma formação completa?
Acesse: https://magnum.com.br/processo-seletivo-2021.